segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mitos e Fatos 7 A importância do descanso


Mito: Os músculos crescem quanto você está treinando.
Fato: Os músculos crescem enquanto você está descansando.

Muitas pessoas acreditam que estão aumentando sua massa muscular enquanto estão treinando. Mas não é desta forma que a coisa acontece. Vamos ver como ocorre este processo.

Quando iniciamos nosso treino, estamos dando um estimulo necessário para os grupos musculares, rompendo e lesionando as fibras musculares ao aplicar a sobrecarga. Após o treino, o corpo inicia um trabalho de restauração da micro ruptura ocorrida no treino. E este processo necessita de energia, e para isso deverão ser utilizados os nutrientes corretos. Por isso será de suma importância a utilização de proteínas, carboidratos e aminoácidos de boa qualidade tão logo o término do treino tenha ocorrido, pois o corpo estará mais sensível à absorção destes nutrientes.

Outro ponto importante a ser citado é de que o grupo muscular dolorido não deverá ser treinado enquanto o processo completo da restauração muscular não esteja concluído. Ou seja, o músculo só deverá ser treinado quando não houver mais nenhuma dor. 

Atletas iniciantes poderão treinar com freqüência maior o mesmo grupo de músculos, a cada 72 horas sem que tenham sintomas de super treinamento, desde que estejam bem adaptados. Já os atletas intermediários deverão dar um intervalo de 72 a 96 horas. Os avançados terão o intervalo de 6 a 8 dias antes de treinarem o mesmo grupo de músculos.  

Também vale a pena lembrar que uma boa noite de sono, e um bom intervalo de descanso, como vimos acima, são fatores importantes, ao crescimento muscular, pois no momento do descanso é que ocorre, o crescimento.  

2 comentários:

  1. Conheci hoje este blog, e estou achando muito proveitoso o seu conteúdo. Pretendo acompanhar a partir de agora, pois, o achei simples e objetivo, sendo bastante esclarecedor na explicação dos pontos abordados.
    Desejo sucesso a você.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alex. Seja bem vindo! Obrigado pelos elogios. Estou trabalhando para tornar o blog cada vez melhor! Quando faço os artigos, me preocupo para que eles sejam sempre claros e que todos possam compreender o seu conteúdo. Fique ligado para nos próximos artigos! Sucesso a você, grande abraço e inté.

    ResponderExcluir