terça-feira, 24 de agosto de 2010

Memória muscular facilita retorno da boa forma física

Olá pessoal, se você é daquelas que assim como eu sempre treinaram duro, e se dedicaram a manter a boa forma física, ou como dizem nas academias por ai (manter o shape), e por algum motivo necessitaram interromper o seu programa de treinamento, saiba que nem tudo está perdido. Então, trago hoje para vocês mais uma matéria informativa que foi publicada na Folha no dia 17 de 08 de 2010 sobre, memória muscular. Confira!

Por Luciano Grudtner Buratto. 

"Uma boa notícia para quem já suou para ganhar músculos e depois abandonou a atividade: um estudo em camundongos mostra que o corpo lembra desse período de exercícios intensos.

Isso facilita a recuperação da forma física no futuro. A origem dessa "memória muscular" está nos miócitos - células longas, contráteis e salpicadas de núcleos, que formam os músculos.

Após intensa atividade física, novos núcleos são adicionados às fibras musculares existentes. Esses núcleos estimulam a produção de proteínas, o que aumenta o volume do músculo.

Músculos, porém, atrofiam após um período de desuso. O que se pensava é que a perda de massa muscular estava ligada à queda no número de núcleos em miócitos ou à morte dessas células.

Mas cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a quantidade de núcleos permanece praticamente inalterada após um longo período de desuso. A massa muscular é reduzida por alterações no volume do miócito, não por apoptose (morte celular).

A recuperação dessa massa é mais rápida em quem apresenta um histórico de atividade muscular intensa, pois o lento processo de incorporação de núcleos ao miócito pode ser dispensado.

Camundongo Manco

Para chegar aos resultados, a equipe de Oslo, liderada por Jo Bruusgaard, observou o número de núcleos em um músculo da pata de camundongo usando certos indicadores específicos.

A sobrecarga muscular foi obtida rompendo-se parcialmente um músculo dos dedos do animal que auxilia outro músculo maior.

Sem o músculo auxiliar, o maior precisava de mais energia para realizar os mesmos movimentos. Entre 6 e 10 dias após a operação, o número de núcleos de miócitos cresceu nesse músculo.

O aumento no número de núcleos precedeu em quase três dias o aumento no volume do músculo, sugerindo uma relação causal.

A atrofia muscular, por outro lado, foi simulada pelo rompimento da ligação de um nervo que estimulava o músculo da pata. O volume muscular caiu durante 14 dias após a cirurgia.

Os autores do estudo, publicado na revista "PNAS", sugerem que a prática de exercícios seja feita na juventude, pois o processo de adição de núcleos aos miócitos é mais lento em idosos."

Como vimos na matéria do Luciano, acima, acredito ser um tanto quanto interessante retornar aos treinos especialmente se você já está parado a um bom tempo.

Entretanto, para você voltar a treinar de maneira segura,  quero deixar aqui uma dica: lembre-se de recomeçar gradativamente! Respeitando os limites do seu corpo. Ou seja, nem pense em fazer sessões de treinos extenuantes com muita intensidade e muita carga. Ainda que a vontade seja grande como era antes de você parar de treinar.

Se forçar demais, acabará com uma lesão! O que o obrigará a parar mais algum tempo, e isso de fato não será nada bom. Programe semanas de adaptação com cargas leves e baixa intensidade, pois é muito importante para os seus grupos musculares, articulações e ligamentos estarem readaptados para o trabalho pesado.

Treine de forma inteligente, e procure impressionar os seus músculos e não as gatinhas do lado.

Contudo, tenho certeza que você, ainda possui em seu interior, aquele desejo, aquela chama ardente que o moverá a tirar o máximo proveito de cada um dos seus treinos, e com isso o levará a ter a boa forma de volta.

Grande abraço a todos e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário