quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

WORKSHOP PROBIÓTICA INTERNACIONAL 2012


WORKSHOP PROBIÓTICA INTERNACIONAL
DE TREINAMENTO E NUTRIÇÃO ESPORTIVA 2012

                                   2º artigo de 8

FLEX WHEELER
   
Conhecido como o sultão da simetria, contou que adolescente veio do gueto, e que as artes marciais e o treinamento com pesos era uma fuga dos problemas em geral.



“Eu venho de um bairro muito pobre que nele, havia muitas gangues, e não queria fazer parte destas gangues”. Disse que ao chegar no colegial, seu pai era seu treinador de futebol americano, porém relatou: “a escola não me queria por ser muito magro e meu pai me falou que se eu jogasse, participasse do futebol americano certamente iria me machucar devido a minha pequena estrutura física.”

A partir deste ponto, Flex entrou para uma academia, onde havia muitos bodybuilders, que por sua parte, lhe diziam: “você possui uma ótima simetria, e harmonia entre os grupos musculares.” Um dos atletas que lá treinavam me falou que eu deveria competir em um torneio de fisiculturismo, mas eu nem sabia como fazer as poses e quais eram”.

Segundo Wheeler, em seu primeiro campeonato, ele colocou uma sunga foi ao palco, e baseado nas poses dos atletas que ele via na academia onde treinava, iniciou a sua rotina de poses. Entretanto, afirma, “as artes marciais eram a minha maior paixão, e ao me aposentar do fisiculturismo, vou voltar para as artes marciais.”

Ainda sobre as artes marciais, após ter vencido o campeonato estadual, Wheeler ainda não sabia qual caminho seguir, mas como mostram os fatos, teve uma inclinação maior para o fisiculturismo.”

Mr. Wheeler relatou “o esporte é que escolhe a você e não você que escolhe o esporte”. “o fisiculturismo que me escolheu”. Explicou que um dos seus primeiros parceiros de treino foi o Cris Cormier também conhecido como (The real Deal). Sobre o fisiculturismo mencionou “é muito caro comer de maneira saudável e para manter a dieta, tinha que arrumar um trabalho”.

Assim como Ronnie Coleman, Flex entrou para polícia e ficou durante algum tempo. Mas, queria tentar novamente a carreira no fisiculturismo, e caso não desse certo ele arrumaria outro trabalho. E com garra, determinação, persistência, obteve um grande êxito e uma carreira de muito sucesso no fisiculturismo, onde acumulou diversos títulos e recordes.

Hoje com 47 anos de idade, conta que “não é porque você está mais velho que você não é capaz de atingir suas metas, é possível sim realizar seus sonhos em qualquer idade. A forma como a nossa mente trabalha, implica na maneira de como o nosso corpo irá responder”.

Após esta introdução, Wheeler deu inicio a sessão de perguntas e respostas. Umas das primeiras perguntas foi:



Ouvinte: Qual a sua maior motivação para treinar e competir?

Flex Wheeler: “A maior motivação que eu tinha, era que eu odiava perder e também a quantidade de dinheiro que poderia ganhar, mas, sempre fui estimulado a vencer”.

Ouvinte: Qual era seu nível de treinamento?

Flex Wheeler: “Eu ia para academia para destruir os pesos! Eu sempre levava meu corpo ao limite e queria realizar um treinamento incrível. Ao final de cada treino, ficava literalmente exausto”.

Wheeler deixou uma mensagem para aqueles que estão iniciando nos treinamentos com o intuito de seguir os caminhos do fisiculturismo. “utilize a sua genética da melhor maneira possível, não adianta você usar o mesmo tipo de treino que eu usava, ou que qualquer outro atleta usa, porque cada um é de um jeito. Procure buscar formas de treinar que funcionem bem para o seu tipo genético, e estabeleça objetivos para atingir a melhor forma física em seu corpo”.

Ouvinte: Qual a melhor forma para realizar os exercícios aeróbicos?

Flex Wheeler: “Acredito que a melhor maneira é pela manhã logo ao acordar e depois outro bom momento para treinar a parte cárdio é antes de dormir, sendo que o motivo disso é fazer você queimar mais calorias mesmo quando o seu corpo está em repouso”. “Então se você está objetivando perder gordura esses são dois momentos interessantes para serem aproveitados”.

Ouvinte: Quais são os suplementos essências que não podem faltar no seu dia a dia?

Flex Wheeler: “Bem, os complementos que não podem faltar são as vitaminas e os minerais que auxiliam na força, bem como na resistência muscular, principalmente assessoram a desenvolver os músculos, além disso, sem sombra de dúvidas uma boa fonte de proteínas, e lembre-se que os suplementos devem ser acompanhados por aquilo que você come”.

Ouvinte: Que tipo de estratégia você utilizava nos três dias que antecediam as competições?

Flex Wheeler: “Eu diminuía o sódio, antes, porém, acerca de três semanas, eu bebia muita água, com isso meu físico entendia que eu necessitava eliminar muita dessa água que estava sendo ingerida, e exatamente nos três dias antes do torneio, eu parava de beber água, só que e corpo achava que eu iria continuar a beber bastante, mesmo estando bem desidratado, com isso continuava a eliminar mais líquidos trazendo maiores detalhes aos meus grupos musculares”.

Flex Wheeler afirma: “Se você tem um trabalho, os seus treinamentos não podem vir antes. Quando vamos para a academia, nós fisiculturistas profissionais estamos sendo pagos para fazer aquilo. Para nós, a sala de musculação em uma academia é o nosso escritório”. Antes de me tornar um fisiculturista profissional, eu tinha trabalho comum, e tudo girava ao redor da minha rotina. “Muitas pessoas colocam os treinos sempre em primeiro lugar, e isto não deveria acontecer.”

E também o delicado tema foi abordado, penso que já sabe do que estou falando, mas para ser mais claro me refiro aos esteróides e drogas anabólicas.

Ouvinte: Qual sua opinião sobre essa questão esteróides e drogas anabólicas?

Flex Wheeler: “Eu não uso mais estas palavras, (esteróides anabolizantes). Acho que são palavras muito primitivas, então o termo que eu uso para o que fazia quando competia é (tecnologia), Aproveitando o gancho da resposta de Flex eu me lembro daquela famosa frase (não é feitiçaria é tecnologia), mas, voltando ao assunto, segue a resposta de Wheeler “na minha época era uma coisa normal de ser feita, e há 20 anos não se tinha muita escolha, até pelo fato de que os suplementos antigos possuíam muito açúcar e não se tinha nada técnico por trás para se alcançar certos objetivos”. “Contudo, atualmente temos as técnicas necessárias para atingir as metas sem o uso da (tecnologia), ou seja, hoje, as pessoas tem uma escolha, entre usar produtos suplementares para ter um bom físico, ou ir para o lado negro, porém caso escolha o lado negro, tenha responsabilidade e procure estudar sobre e bem como profissionais que auxiliem neste aspecto”. E disse mais: “ você pode usar qualquer tipo de droga tecnológica em vários esportes que não irá morrer no dia seguinte como por exemplo, uma pessoa pode ingerir determinada quantidade de bebida alcoólica e a pode morrer. “Entre outras drogas, o que pode ocorrer, é acabar tendo complicações após anos de uso” disse Wheeler.

Pois é, como diz o ditado: a diferença entre veneno e o remédio, é a dose.

Depois dessa resposta que Flex deu, eu que aqui escrevo esta matéria, me pergunto: será que ele utilizaria apenas os suplementos para competir se fosse nos dias de hoje? Eu não acredito, até porque ele mesmo falou que odeia perder. Por isso, acho que seria mais um motivo de usar toda a (tecnologia) para vencer os fisiculturistas de hoje especialmente porque os atletas atuais, cada vez mais apresentam o físico mais volumoso. 

Atualmente Flex Wheeler procura manter seus treinamentos de forma muito mais leve onde visa apenas sustentar sua forma, longe é claro, do que já foi um dia.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário