domingo, 9 de junho de 2013

WORKSHOP PROBIÓTICA INTERNACIONAL 2012

WORKSHOP PROBIÓTICA
INTERNACIONAL
  DE TREINAMENTO E NUTRIÇÃO
ESPORTIVA 2012

8° artigo de 8

MESA REDONDA


E chegamos ao final de uma longa jornada de 8 artigos voltados a retratar o evento do dia 15 de Dezembro de 2012.
Onde tivemos o privilégio de trazer ao Brasil grandes e expressivos nomes neste autêntico Workshop internacional de treinamento e nutrição esportiva. Ao final, os organizadores
realizaram uma bela mesa redonda com os atletas convidados, e também com profissionais tais como o farmacêutico professor Henry Okigami, o professor e fisiologista
Érico Caperuto, Dr. Vitor Kurita, a nutricionista Érica Zago, o treinador Fernando Marques, entre outros ilustres convidados.

Um dos temas abordados na mesa redonda foi o GH.

Henry Okigami explanou: “GH é um hormônio do crescimento que estimula a síntese protéica. Por mais que você tenha o estimulo anabolizante ― que a meu ver é a atividade física, ― antes do uso devem ser feitos exames para observar se há ou não alguma restrição, pois sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar!” alertou Henry Okigami.

E ainda brincou. “Vamos pegar o exemplo do Fernandão aqui. (Fernando Marques) Ele tem cara te quem tem uma baita de uma próstata. No caso, de uso do GH ele pode desenvolver ainda mais o tamanho desta próstata. Realize sempre sua suplementação na janela de oportunidades ou seja, logo após o termino do treinamento. SE VOCÊ TIVER CÂNCER NÃO USE O GH, SERÁ NOCIVO! Algumas pessoas podem ter crescimento de membros pelo corpo e que não é esse que todos estão pensando. Me refiro a mãos, pés e queixo. Podem observar que quem tem cara de macho, tem aquele queixo quadrado, já o sujeito que tem aquele queixinho pontudinho, esse ai, já não sei bem em que lado ele ta. Mas você pode ser um cara orelhudo, narigudo e forte.”.

Dr. Kurita falou um pouco sobre os efeitos da Oxandrolona no organismo.

“É um derivado do hormônio masculino, de baixos efeitos colaterais. E usado de forma oral, porém agride mais o fígado. No caso de uma lesão no fígado seu uso desta droga, pode agravar ainda mais a lesão, e se não for feito o acompanhamento médico, os sintomas do problema não serão detectados podendo estar já em fase avançada. Portanto em caso de uso, recomendo sempre que sejam feitos exames laboratoriais.”

Dr. Érico Caperuto mencionou um pouco sobre os diuréticos.

“Diuréticos também são usados para encobrir o uso de outras drogas, são remédios usados para controle da pressão arterial, não são drogas para se brincar. Diuréticos trazem efeitos colaterais, causam cãibras e são perigosos. Uma cãibra no coração pode ser fatal, então muito cuidado com os diuréticos.”   

Marcelo Bella usou uma máxima

“Existe uma máxima que diz o seguinte: se não houvesse as drogas ergogênicas os esteróides anabolizantes, os campeões seriam os mesmos, a mensagem que fica é que o esporte de alto rendimento deve ser feito com uma visão de preservação do atleta, porque nós não somos atletas para sempre, e na verdade vivemos por um período como atleta.”

Em tom bem humorado Eduardo Correa fez uma pergunta para a nutricionista Érica Zago: “Vem sempre aqui?” Brincadeiras a parte concluiu: “Gostaria de saber da importância das gorduras em uma dieta com baixa ingestão de carboidratos.”

Érica Zago: “A utilização das boas gorduras é importante para o organismo, e também para a produção de hormônios, bem como auxilia como uma boa fonte de energia.”

O multimídia Bob Cicherillo interveio e lançou uma pergunta para o Dennis James: “Você pretende retornar aos palcos”?

James: “Como eu disse antes, já consegui tudo o que pretendia como atleta, não tenho mais nada a provar, portanto não vejo motivos para retornar ao palco. No momento quero continuar a fazer os meus treinamentos, manter minha forma, representar bem o meu patrocinador a Probiótica e passar os meus conhecimentos para as pessoas interessadas, é isso que eu quero fazer.”

De fato Bob roubou a cena na mesa redonda, e dominou o momento. Aproveitou e perguntou ao nosso The golden Boy Eduardo Correa: Você acha que pode ser melhor que Flex Lewis no próximo Mr. Olympia?

Eduardo: “Com certeza. Caso contrario, não estaria aqui e nem continuaria treinando. Sempre acredito que posso ser melhor, se um dia eu parar de acreditar, nada disso fará mais sentido para mim.”

Perguntaram ao Marcelo Bella: “o que o mantêm motivado a trabalhar em eventos como esse por tantas horas seguidas se dedicando nesse esporte?”

Marcelo: “Eu sempre acreditei que o Brasil poderia chegar muito mais longe, como uma nação forte e com empresas fortes. Sempre acreditei no fisiculturismo brasileiro, e há muitos anos quando tive a oportunidade de participar deste esporte, sabia dos meus limites genéticos. Entretanto, sabia que poderia contribuir para o esporte através de outros talentos que possuía. Pensei na parte de marketing, na parte estratégica, e vi na Probiótica a oportunidade dela ser reconhecida mundialmente. O que me motiva é fazer com que a Probiótica seja a primeira empresa de suplementos alimentares do mundo nos próximos dez anos e também ter o maior time de atletas do mundo.”

E bob mandou ver novamente. Eu tenho um pergunta para o Hany Rambod: Hany você acha que Jay Cutler tem chances de vencer o Phil Heat no próximo Mr. Olympia?

Hany: “Sim, acredito que Jay é incrível e pode reconquistar o título, mas Phil definitivamente é um grande campeão, conseguiu criar um físico completo como Flex Wheeler fez em sua época. Vejo que o Jay Cutler é de fato uma verdadeira ameaça para os outros atletas e além de Phil Heat, os únicos fisiculturista que podem vencer o Mr. Olympia são o, Kai Greene, o Jay, e acho que o Mr. Olympia de 2013 será emocionante.”

Freeman perguntou ao Dennis: “Como melhorar meu físico para alcançar o nível superior?”

Dennis: “Não acho que você tem muito mais para melhorar de uma forma geral em seu corpo, mas talvez devesse tentar trazer maior qualidade muscular quando for se apresentar nas próximas competições e você não está longe deste objetivo. Com certeza estará ótimo para o Mr. Olympia em 2013.”

Realmente Chicherillo dominou o microfone, dirigiu uma pergunta para o Flex Wheeler. “Flex, você possui um Recorde de quatro títulos no Arnold Classic, mas agora nós temos outras competições desse torneio, uma na Espanha outra será aqui no Brasil. Se o Dexter Jackson vencer na Espanha e no Brasil, você vai considerar que seu recorde será batido?”

Flex: “O Arnold Classic aqui no Brasil será um campeonato como na Espanha, mas acho que vencer essas competições não são de fato válidas para quebrar meu número de vitórias.”

Fernando Marques mandou sua pergunta ao Bob Cicherillo: “Vi o Arnold Schwarzenegger que o fisiculturismo é o esporte que mais aproxima as pessoas da fonte da juventude, mas, estou com medo de me sentir desamparado quando o Joe Weider se for, então gostaria de saber quem seria a pessoa para substituir o Joe Weider?”

Bob: “Ninguém irá substituir o grande Joe Weider. Joe é o pai do fisiculturismo, acho que na verdade são as pessoas como Marcelo Bella entre outras várias pessoas como os treinadores, que darão continuidade ao trabalho de Joe Weider e com isso o fisiculturismo viverá para sempre.”

(Nota de Falecimento. É com pesar que informamos o falecimento do Mr. Joe Weider ocorrido no dia 23 de março de 2013 aos 93 anos, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.)

Uma pergunta foi feita para todos na mesa redonda: Qual o suplemento que não pode faltar no seu dia a dia?

Bob: “Sexo”
Dennis: “Whey Protein isolado.”
Toney: “Minerais.”
Flex: “Minerais.”  
Eduardo: “BCAA, Whey Protein.”
Érica: “Ácido Graxo                                      
Caperuto: “Waxy Maize.”
Fernando: “Glutamina.”
Henry: “Realmente o Toney está certo, você precisa dos minerais. Sem eles você não vive, não cresce, não converte aminoácidos em proteínas e todos nós precisamos deles, não só os atletas.”  

Mais uma ultima pergunta para o Henry: Qual o melhor suplemento antes do treino, Cafeína, L-Carnitina ou ambos?

Henry: “Depende do objetivo. Vamos supor que você use uma L-Carnitina com finalidade termogênica, um dos momentos que você faz termogênise é quando você está sentado no seu sofá comendo panquecas de Whey Protein, vendo a TV em repouso. Esse é um dos melhores momentos para fazer termogênise. Prefiro induzir a termogênise após a atividade física, porque ela me faz queimar lipídios, e quando eu queimar lipídios, vou usar a mitocôndria que por sua vez vai gerar mais ATP do ponto de vista de quantitativo, então a recuperação será melhor. A Creatina antes da atividade física diminui a fadiga muscular, a L-Carnitina é importante para o lipídio entrar na mitocôndria. Aproveitando quero falar que, há gorduras que são mais que benéficas. Se você colocar o Omega 3 em sua dieta, ele está associado ao aumento da massa muscular. E isso faz com que ocorra uma melhora na definição muscular.”

“Do pondo de vista da sobre vida, ou seja, viver mais tempo, penso que o Flex Wheeler tem o corpo ideal na condição que se encontra. Tenho certeza que ele combina o treinamento com pesos e o aeróbio, e a capacidade aeróbia é muito importante para que você possa recuperar se da atividade física, vejam só: vocês levantam peso, gastam energia. Quando finaliza o treino a recuperação é aeróbica e a mitocôndria é a chave para viver mais tempo.”

O treinador Fernando Marques deixou a sua mensagem final. “Nós somos profissionais da área da saúde, temos como objetivo promover a realização da atividade física para as pessoas. Estamos aqui defendendo a nossa bandeira, a da musculação é claro. E apesar da recuperação ser aeróbia, com o avanço da idade, perdemos a força. Força essa usada para subir escadas, para levantar do vaso sanitário e isso você vai precisar até o fim da vida e não nadar ou correr 10 quilômetros para chegar ao trabalho. Uma pessoa forte, realiza melhor as tarefas do dia a dia aerobicamente.”

Eduardo Correa disse: “é muito raro ter um time desses com excelentes profissionais tanto da área da ciência quanto do treinamento e a Probiótica consegue reunir tudo isso em um evento. Espero que as informações passadas aqui para todos sejam usadas de forma inteligente e também agradeço ao carinho de todos.”

Hany: “poder realizar um evento como este é realmente incrível, especialmente reunindo essas estrelas do fisiculturismo.”

Caperuto: “Tenho muito orgulho em participar desse time, me sinto realmente honrado em dar a minha contribuição a todos vocês.”

Marcelo Bella: “quero agradecer a todos e especialmente aos convidados internacionais por fazerem o esforço de estar aqui no Brasil conosco para este evento, muito obrigado, quero agradecer a minha equipe de staff, também a toda equipe de marketing, não posso esquecer os nutricionistas por estar aqui, os treinadores, a minha família que muito me apoiou esse ano, foi um ano extremamente difícil para mim no sentido da transição da minha carreira, onde eu sai da gerencia de marketing e fui para a gerencia geral da companhia respondendo pela presidência da Probiótica. E a minha mensagem para vocês é esta: “O sucesso é possível. Acreditem! E se qualquer pessoa disser a vocês que profissionais da área de educação física ou da nutrição não terão êxito, e sucesso financeiro, em suas vidas, não acreditem! Quando vocês realizam um sonho, são mais ricos do que qualquer um, eu realizei meu sonho de estar aqui ao lado de todos vocês hoje.”

Também esteve presente neste dia o futuro secretário dos esportes da cidade de São Paulo Celso Jatene, que deixou seu recado: “Espero que em 2013 possamos agregar ainda mais nos próximos meetings.”

E como última noticia do dia, foi anunciado o Arnold Expo Festival que foi no Rio de Janeiro em 2013 no mês de abril, e também será realizado em São Paulo em 2014

O atleta Johnnie Jackson, infelizmente não pode comparecer neste evento devido a compromissos familiares, mas deve sem duvida vir mostrar seu conhecimento ao Brasil.

Então é isso ai pessoal, espero que as informações contidas nesta série de artigos tenham utilidade, especialmente para aquelas pessoas que gostariam de estar presente neste evento, mas, por algum motivo não puderam presenciar estes seminários de corpo presente. E vamos aguardar o que virá em 2013. Agradeço os meus queridos leitores, deixo aqui o meu forte abraço, sucesso em suas escolhas futuras. E lembrem. Persigam seus caminhos sempre de cabeça erguida! Até breve.


Dário Rubens Ferreira

4 comentários:

  1. Dário você é fera, merece sucesso e reconhecimento por tudo o que faz e pela pessoa que é!!! Seu Blog é show.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, parabens!!

    Estamos com dois novos sites para informar melhor o pessoal sobre BCAA e Whey.
    http://www.melhorbcaa.com/
    http://www.omelhorwheyprotein.com/

    ResponderExcluir