sábado, 20 de junho de 2009

Biografias. Os irmãos Weider


Joseph Weider, a esquerda, mais conhecido por Joe Weider nasceu em 29 de novembro 1919, e seu irmão Ben Weider a direita, em 1 de fevereiro de 1923 ambos em Montreal, Quebec.

Com espíritos de verdadeiros empreendedores deram inicio ao fisiculturismo em 1939, quando Joe por acaso teve acesso a uma revista de halterofilismo, muito praticado na época. Joe e Ben que na época eram apenas garotos magros e franzinos decidiram então, construir e modelar seus corpos, com o objetivo de se protegerem afugentando os tipos brigões que assolavam a vizinhança onde moravam em Montreal.

Então Joe teve a idéia de ir a um ferro velho, onde forjou barras com anilhas, e a partir de rodas e eixos de automóveis antigos, deu inicio ao seu treinamento em casa. Alias eu já li essa história de iniciar os treinamentos em casa, em algum blog por ai. Onde será que foi mesmo? Então Joe começou a perceber o aparecimento dos resultados de seus treinamentos. Seus braços e pernas se tornaram maiores e mais fortes, e sua autoconfiança também. Convenceu-se de que outras pessoas, assim como ele, poderiam também se beneficiar com a prática do treinamento com pesos.

E com dezessete anos, Joe Weider, aquele garoto pobre, sonhador, com apenas $7,00 que tinha, começou seu império, com suas publicações em um informativo de apenas doze páginas, chamado YOUR PHYSIQUE. Mais tarde em 1968 o informativo ganhou novo nome: MUSCLE BUILDER. E em 1980 ganhou seu nome definitivo, que o acompanha até os dias de hoje: MUSCLE AND FITNESS. Um ano depois seu esporte era algo diferente do halterofilismo de competição. Suas metodologias eram empíricas, já que observava, estudava e mesclava técnicas de halterofilistas, umas vez que a ciência do treinamento desportivo e a fisiologia de exercício ainda estava apenas em seu inicio.

Depois da revista Muscle Builder, outras revista surgiram, como: Fit Pregancy, Living Fit, Shape, Prime Health and Fitness, e as atuais e muito famosas no meio, a revista Muscle and Fitness e também a revista Flex Magazine. Que destacam-se com seus artigos bem colocados, instrutivos, esclarecedores e bem ilustrados. Com belas fotos, feitas por seus ótimos fotógrafos de excelente nível e qualidade técnica, que trazem sempre imagens mostradas de novos ângulos para os leitores.

Joe Weider logo descobriu que o êxito para este novo esporte se baseava antes de tudo em velocidade, potencia e, sobretudo à técnica aplicada de maneira correta, responsavel pelo aumento na massa muscular e um desenvolvimento físico de maneira global.

Com o tempo, Joe percebeu que seriam cruciais os cuidados com uma alimentação saudável, afinal, se uma alimentação correta é importante para todos, seria mais importante ainda para quem realizasse a prática de exercícios físicos., como por exemplo, uma taça de aveia com frutas cortadas em pedaços, acompanhada de suplementos. Era a constatação de que uma dieta baixa em gordura, e rica em proteínas de alta qualidade e carboidratos complexos, complementaria a parte nutricional do culturismo e dos praticantes de musculação que assim desejavam aumentar sua massa muscular.

O treinamento com pesos e a dietas adequadas seriam a medicina preventiva do século 21, e com isso passaria a ser um pré-requisito para melhorar o desempenho e o rendimento de todos os praticantes de atividades físicas em todos os esportes.
Em 1945 Joe e seu irmão Ben Weider falecido recentemente em 17 de outubro de 2008 com 85 anos. fundaram as empresas que ainda existem ate hoje: Weider Sports Equipmente Limited e a Weider Health and Fitness, no Canadá e nos Estados Unidos. Eles rapidamente notaram que não havia muito interesse no levantamento de peso e no fisiculturismo. Então Joe e Bem Weider criaram as competições de fisiculturismo.
Suas federações tiveram inicio em 1946 com a Federação Internacional Culturismo e Fitness, que também é conhecida pela (IFBB). Atualmente, existem 176 países membros. Em 1949 Ben Weider foi a Europa em uma viagem para promover o fisiculturismo. Em 1965 foi criado o primeiro concurso de Mr. Olympia, esse que até hoje é o evento máximo no esporte. E em 1980 foi criado o primeiro concurso de Ms. Olympia, categoria voltada para as mulheres.
Atualmente com 89 anos, Joe Weider foi, e sempre será uma forte influência para os atletas em geral, especialmente para os praticantes de musculação, melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas e de atletas fisiculturistas iniciantes, ou os veteranos e já consagrados. Otimizando a performance ao máximo da sua capacidade física e mental.

Dário Rubens Ferreira   Biografias. Os irmãos Weider

3 comentários:

  1. ae tony mto legal esse artigo
    vc poderia colocar tbm os fundamentos do weider

    ResponderExcluir
  2. Eai Dario sou seu fã,vc e muito coerente nos comentarios e gostei muito de sua materia sobre o Mister Olympia 2009,será que o coleman tem aulguma surpresa para o ano de 2010?? abrçs

    ResponderExcluir
  3. Olá Anderson tudo bem? Obrigado pelo elogio referente à matéria do Mr. Olympia de 2009.

    Quanto ao Ronnie Coleman retornar ao Olympia de 2010, acho difícil, pois ele teve algumas lesões, que prejudicaram a sua simetria, e depois penso que ele deve estar satisfeito com a posição que ocupa o de oito vezes Mr. Olympia ao lado de Lee Haney. Até porque quando ele já era o oito vezes Mr. Olympia, e estava se preparando para tentar o título pela nona vez, parece que ele não renovou o seu contrato com o Joe Weider, e como todos sabem o Mr. Joe foi o criador do Mr. Olympia. Então o Coleman foi para a BSN e acredito que isto foi de certo modo, fator que influenciou o que poderia ser o seu nono título de Mr.Olympia.

    Obrigado pela sua participação no blog com seus comentários!
    Abraços e inté.

    Dário

    ResponderExcluir