segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mitos e Fatos 1

Vou dividir este artigo sobre Mitos e Fatos
em algumas partes, portanto fiquem ligados 
e não percam sua continuação.

Quando pensamos nos mitos e nos fatos da musculação, muitas coisas vêm a nossa mente, isso ou aquilo, desta maneira ou de outra. Mas acabamos por ouvir diversas informações de pessoas sem o correto conhecimento. E o interessante disto é que além desses mitos permanecerem por muito tempo, esses por sua vez até acabam aumentando ainda mais. E assumem uma dimensão mitológica. Lendária, absolutamente distante de nossa realidade.

Tenho ouvido muitos desses mitos e fatos ao longo dos meus anos de treino, um deles que me chama a atenção é quando o aluno chega até o professor e diz: “eu não quero ficar como você.” Essa mesma pessoa que fala isso coloca a coisa de tal maneira que acaba passando a idéia de que é muito simples ganhar massa muscular. 
Assim como esse, vejamos outros exemplos clássicos a seguir. Sei que não sou o Goulart de Andrade mas, “vem comigo!”

Mito: Exercícios aeróbicos são melhores para modelar o corpo do que o levantamento de peso.
Fato: Para transformar seu físico, você precisa levantar peso.

Fazer caminhadas nas avenidas ou em alguns parques é sem dúvida melhor do que ficar sem fazer nada. Porém a maneira mais eficiente de construir e modelar seu físico é a pratica de exercícios com pesos. Ou seja, se você só fizer exercícios aeróbicos vai emagrecer, mas seu corpo ainda estará flácido. 

Com a prática de exercícios com pesos, seu corpo se tornará mais rígido e firme e você irá aumentar a velocidade de seu metabolismo, e com isso queimará mais gordura enquanto ganhar músculos, pois os seus músculos precisarão de maior quantidade de energia para sua manutenção.

Mas se você é daquelas pessoas que simplesmente adoram os exercícios aeróbicos e não podem ficar sem uma esteira, ou as suas aulas favoritas de bike e step., lembre se de que o ideal será unir exercícios aeróbicos com exercícios com pesos, fazendo primeiro a parte dos exercícios com pesos e depois os aeróbicos.

Mito: Se você se exercita, o que come não tem importância.
Fato: Se você se exercita, o que você come tem mais importância ainda.

Muitas pessoas adoram comer aquelas tranqueiras deliciosas, tipo chocolates, bolachas, doces em geral que eu pessoalmente gosto muito, pizzas entre outras coisas mais. Contudo, vamos deixar as tranqueiras para um próximo artigo.
 
Entretanto é claro que o planejamento de uma dieta para quem pratica atividade física é sem dúvida fator de grande importância, para aqueles que desejam obter resultados expressivos, pois sem uma dieta adequada não será possível entrar em forma. É claro que não é nada fácil manter uma dieta com a vida corrida que levamos nos dias de hoje, e também nada barato. Esteja preparado para gastar uma boa soma, no mercado. Analisando o fato de que uma dieta bem feita é tão importante quanto a prática do exercício, tenho certeza que você estará mais próximo de seu resultado com disciplina e dedicação.

Mito: Se as mulheres levantarem peso, vão ficar “musculosas”.
Fato: Os exercícios com peso ajudam as mulheres a criar corpos simétricos e tonificados.

É notório o aumento do número de mulheres que hoje freqüentam uma academia. Muitas delas por sua vez acabam por preocupar-se em tornarem-se muito musculosas, e isto é um verdadeiro mito. Isso é uma grande ilusão. Já imaginou se fosse fácil assim? Haveria então dezenas de atletas a cada esquina. Portanto meninas, não se preocupem em ficar fortes demais, pois para isso é necessário ter uma ótima genética e a dedicação de anos e anos de treino. Não da noite para o dia. Preocupem-se isto sim com a falta de músculos. Em não terem músculos o suficiente. 

Então meninas, relaxem e aproveitem. Vão para a academia e treinem... Só assim conseguirão corpos rígidos e firmes.

2 comentários:

  1. Thaina Loreny de Andrade17 de julho de 2009 às 18:47

    Olá tony!
    Quero te parabenizar pelo blog,pelos artigos e é claro pelo seu trabalho em geral.Estive acompanhando seus artigos e gostei bastante.
    Te desejo boa sorte e sucesso em sua caminhada,que vc continue sendo sempre um ótimo profissional.

    Abraços carinhosos...sua amiga Thaina Loreny de Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Thaina fiquei muito feliz com o seu comentário! Muito obrigado, abraços e beijos,do seu amigo.



    Tony

    ResponderExcluir