quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Os princípios de treinamento Joe Weider - Parte7

19. PRINCÍPIO DA CONTRAÇÃO DE PICO

Este princípio consiste em segurar por alguns segundos a carga no ponto de maior contração muscular de um movimento. Por exemplo, ao fazer rosca scott na máquina, quando sua articulação do cotovelo estiver quase completamente flexionada, mas não completamente, então você irá manter-se naquela posição por 2 a 3 segundos antes de iniciar o movimento descendente. É uma ótima técnica para aumentar a intensidade do exercício sem ter que aumentar a carga.

20. PRINCÍPIO DA TENSÃO CONTÍNUA

O princípio da tensão contínua é uma técnica cujo objetivo é anular o momento, ou seja, evitar o "embalo" do peso que causa a diminuição da tensão sobre o músculo. Ele consiste em executar um exercício de forma lenta e contínua por toda a extensão do movimento, de tal forma que a tensão sobre o músculo continua a ser constante e não seja aliviada pelo momento. Além disso, é uma técnica que se utiliza para aumentar a intensidade do treino. Este princípio juntamente com o do Pico de Contração e o da Gravidade-Reversa são procedimentos básicos aplicados no High Intensity Training.

21. PRINCÍPIO DA GRAVIDADE REVERSA

Este princípio consiste em enfatizar a fase negativa ou excêntrica de um movimento. Estudos comprovados mostram que os músculos suportam uma carga 30% a 40% maior na fase negativa do que na positiva ou concêntrica. Então para aplicá-lo você deve utilizar uma carga maior e empregar algum recurso para auxiliar a completar o movimento na fase positiva. Este auxílio poderá ser realizado por meio de um parceiro de treino, ou usar o princípio do método roubado. Ou seja, ajudando com o próprio corpo, balançando-o para criar um momento que irá possibilitar concluir o movimento concêntrico. Concluída a fase positiva, o peso deve ser baixado lentamente, levando de 4 a 5 segundos para baixá-lo. Esta é uma técnica para ganho de volume e força, ela é normalmente usada na fase fora de temporada, e não deve ser usada com muita freqüência para não causar over training. Os princípios de treinamento Joe Weider - Parte7

Nenhum comentário:

Postar um comentário