terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os princípios de treinamento Joe Weider - parte9

25. PRINCÍPIO DA QUEIMAÇÃO

Consiste em realizar 2 ou 3 repetições curtas adicionais no final de uma série normal. Quando o atleta chega ao final de uma série ele já não tem condição de fazer nenhuma repetição extra completa, ou seja, por toda a extensão do movimento, então na última repetição, que ele sabe que dali a diante não vai conseguir fazer outra repetição completa. Então, antes dele baixar o peso e estender completamente a articulação, ele inicia a realização de mini repetições, pegando apenas o percurso final da amplitude do movimento. Esta técnica causa uma sensação de desconforto igual a uma queimação, provocada pela elevação da produção de ácido lático no músculo. Esta é uma ótima técnica para aumentar a intensidade de um exercício quando se sabe que não é possível fazer uma repetição normal a mais.

26. PRINCÍPIO DA QUALIDADE

Este princípio consiste em reduzir gradualmente o intervalo de descanso entre as séries, todavia, mantendo o mesmo número de repetições ou até aumentando estes. O treinamento de qualidade é uma forma de aumentar a intensidade do treino, uma vez que o mesmo trabalho está sendo realizado em menos tempo. É um ótimo princípio para empregar na fase de pré-competição, pois entre seus benefícios estão os aumentos da definição e da vascularização muscular.

27. DROP SET

A proposta deste princípio será realizar uma série, até a sua falha total. Depois de ocorrida esta falha, o peso então, será diminuído entre 30% a 40%, e sem descanso a série deverá ser continuada outra vez, até atingir a falha novamente. A diminuição só pode ser feita apenas uma vez. Entretanto algumas vezes, poderá ser realizada, uma tripla ou quádrupla diminuição.

Este princípio geralmente é utilizado quando se tem à disposição, um parceiro de treino, que irá baixar o peso para você, enquanto respira, para detonar mais uma série. Porém este princípio pode ser utilizado para pessoas que treinam sozinhas. Eu por exemplo gosto muito deste princípio, e utilizo mesmo quando estou treinando sozinho. Gosto de utilizar em alguns exercícios como: puxador costas, na frente ou atrás, na mesa extensora para quadríceps, nas elevações laterais para ombro, e por aí vai. Não recomendo este princípio para iniciantes, portanto utilize-o com cuidado.  Os princípios de treinamento Joe Weider - parte9

Nenhum comentário:

Postar um comentário