segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os princípios de treinamento Joe Weider -parte10

28. PRINCÍPIO DO INSTINTO

Ao iniciar os treinamentos no fisiculturismo, você estará se esforçando, e se dedicando, a compreender e dominar os exercícios básicos, e com isto criará uma estrutura muscular sólida. Para isto será adequado seguir um programa prescrito. Entretanto, será preciso ter treinado por alguns anos, para poder sentir os benefícios deste método. E desta forma você irá notar que o seu desenvolvimento será maior, na medida em que você passar a compreender, analisar, e observar a resposta de cada um de seus grupos musculares ao seu treinamento. E com isso você saberá criar e variar os seus treinos a cada dia.
Ainda me lembro que nos meus primeiros anos de treino, eu sempre fazia um treino padrão, sem nenhuma variação. Mas depois que eu aprendi a sentir, e a ouvir meu corpo, e seguir os meus instintos, comecei a ver mais claramente como seriam os meus treinos, de modo a programar cada exercício.

Hoje em dia quando chego à academia, sei exatamente o que vou fazer. Tem dias que faço mais séries em um determinado exercício, e menos em outros, para um grupo muscular especifico. Também há dias, onde sinto que meu treino será mais leve, com mais repetições, ou em outros dias mais pesados, e uma intensidade maior. Isto é o instinto, e para que você possa se beneficiar dele, será preciso fazer alguns ajustes eventuais, em seu programa de treinamento. Depois de feito isso, é só deixar que os seus instintos guiem você, para alcançarem os seus objetivos.

29. PRINCÍPIO DO TREINAMENTO ECLÉTICO

O princípio do treinamento eclético constitui aplicar diversas técnicas para criar o seu próprio programa de treinamento, sejam elas, técnicas de ganho de massa, de força, de definição muscular, etc. O que importa é que as técnicas selecionadas sejam aquelas que você já sabe produzem os melhores resultados para você, com aquelas cujo seu instinto (princípio do instinto) diz funcionam bem para você. Segundo Weider o atleta que consegue combinar de maneira sábia estes princípios, estará próximo de alcançar a máxima eficiência dos seus treinamentos, ou seja, ele estará muito perto de obter os melhores resultados possíveis em termos de crescimento muscular, fortalecimento e modelagem do físico.

30. REPETIÇÃO PARCIAL

É uma repetição a ser utilizada quando você está muito cansado para realizar as repetições com os movimentos em total amplitude. Então se utiliza as repetições parciais, forçando o músculo além do ponto de falha, e elas são mais eficazes ao final de uma série, quando você já está esgotado. Ao realizar elevação lateral para os deltóides, por exemplo, chegará um momento em que seu parceiro irá ajudar a levantar o peso, e nesta hora você baixará alguns graus, e depois levantará novamente o máximo possível ainda que seja apenas poucos milímetros, depois baixe um pouco mais e realize as repetições parciais a partir deste ponto, repetindo da forma abaixada até o ponto em que os seus músculos estejam fatigados.

Eu costumo usar as repetições parciais quando faço trabalho de pernas, especialmente quando faço leg press. E nos treinos de costas na Remada T extraindo o máximo dos meus dorsais. E também quando faço ombros nas elevações laterais.  Os princípios de treinamento Joe Weider -parte10

Nenhum comentário:

Postar um comentário