quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Biografias. Bolo Yeung


Olá queridos leitores. Nesta matéria, trago para vocês uma biografia de um atleta, que também é um ator. Estou falando do gigante chinês Bolo Yeung, que atuou em filmes ao lado do grande mestre Bruce Lee, e posteriormente ao lado do astro Jean Claude Van Damme.

Yang Sze, mais conhecido como Bolo Yeung Nasceu em 3 de julho de 1946 na cidade de Guangzhou, China.

Quando era apenas um garoto, ou melhor, um (bolinho) começou a praticar artes marciais com alguns mestres de sua época. Mais precisamente estudou o Kong Fu, e aprendeu os seus diversos estilos. Junto às artes marciais, também se interessou pelo fisiculturismo e então, deu inicio ao seu treinamento com pesos. 

Entretanto, em meados da década de 60, o jovem Yang Sze com o objetivo de escapar do comunismo, acreditem ou não, fugiu de uma forma inusitada, a nado para Hong Kong! E ao chegar lá, ele tinha em seu coração a esperança, de um novo recomeço uma nova oportunidade para a sua vida. E para garantir a sua sobrevivência, ministrou aulas de musculação e artes marciais. Apesar disso, tornou-se conhecido como (O Hércules chinês) após ter vencido o campeonato de fisiculturismo como Mr. Hong Kong, título este que manteve por 10 anos! Que tal esta proeza? Porém, nós não sabemos qual era o nível dos outros atletas que disputavam os campeonatos com ele naquela época. De qualquer forma, merece o nosso respeito por ter esta marca.

Por ter um físico grande, chamou a atenção de Run Shaw, das empresas Shaw Brothers. E a partir daí, começava a sua carreira no mundo do cinema.
Sendo assim, foi convidado para atuar em muitos filmes de artes marciais, e na maioria ele sempre interpretava o papel de vilão. Contudo, quanto mais músculos ele tinha, mais marcante e assustadora ficava a sua presença nas telas do cinema.

Em 1973, ele acabou sendo escolhido por Bruce Lee para fazer parte do elenco do filme Enter The Dragon, e aqui no Brasil apareceu com o nome de (Operação Dragão) Onde, aliás, foi neste filme que ele ficou conhecido como (Bolo) E vocês sabem qual foi o seu papel nesta película? Exatamente o que vocês estão pensando, o de vilão. No entanto, este filme foi um grande sucesso na sua época, e com certeza deve ter ficado honrado por trabalhar ao lado de Bruce Lee.

Nas décadas de 80 e 90, ele também fez uma série de filmes. E alguns títulos tiveram maior destaque como: Tiger Claws em 1992, ShootFighter em 1992, TC 200 em 1993, Fearless Tiger, em 1994, ShootFighter 2, em 1995, Tiger Claws2 em 1997. E ao lado do astro Jean Claude Van Damme, atuou em dois. Um deles foi BloodSport produzido em 1988, aqui no Brasil conhecido como ( O Grande Dragão Branco) onde ele, co-estrelou fazendo o famoso Chong Li, aniquilando vários oponentes de maneira fria e brutal. E em 1991, atuou em Double Impact, que para nós aqui no Brasil, este filme é chamado de Duplo Impacto. Porém, nos filmes Shootfighter, e Shootfighter2, a história foi um tanto quanto diferente, pois ele teve a oportunidade de atuar do lado do bem, ou seja, fazendo o papel de mocinho. Contudo acredito que a sua especialidade seja mesmo o de interpretar papéis como o de vilão.

Fora das telas do cinema, Bolo nem se aproxima daqueles personagens violentos e sanguinários que costumava interpretar, na verdade é um pai dedicado a sua família e aos seus filhos, além disso, é técnico de uma equipe de fisiculturistas da federação internacional de tapei, e também presidente da associação dos proprietários de academias de Hong Kong.

Atualmente, o Senhor Bolo Yeung, vive com a sua família na cidade de Monterey Park no estado da Califórnia, onde ainda se mantém em boa forma treinando regularmente em uma academia local.

Agora falando um pouco sobre o shape do Hercules Chinês, noto que apesar de ser volumoso, possui alguns pontos fracos como, por exemplo: costas e ombros, onde vejo que deveria ter trabalhado suas costas especialmente na parte superior, no redondo maior e menor, assim como no trapézio, para dar equilíbrio em relação ao peitoral principalmente quando visto de perfil. E seus ombros precisariam estar com maior volume, para ter harmonia e simetria em relação aos seus braços, sem contar que seria interessante deixar o seu físico polido, com qualidade e menos digamos (boludo), até porque quanto maior for à qualidade muscular, mais volume se ganha, pois os músculos se tornam mais evidentes. Enfim boludo ou não, esta é apenas a minha opinião.

Então é isso ai pessoal, espero que vocês tenham gostado, grande abraço a todos cuidem-se bem e até a próxima.

Dário Rubens Ferreira.Biografias. Bolo Yeung

17 comentários:

  1. obrigado amigo porte dado essas informasão sobre bolo yeung sou fan dele valeu mesmo abraço..

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleuda tudo bem? Eu é que agradeço pelo seu comentário! Futuramente colocarei outras biografias. forte abraço e inté.

    ResponderExcluir
  3. BOLO YEUNG É O CARA.PARABÉNS BOLO YEUNG!adoro todos os filmes dele,ele representa tudo de bom nas artes marciais.Sei que sua marca registrada no cinema é lutar sem olhar,personagens dele como Mestre Chingo,Chong Li,Chang Lee entre outros eu jamais irei esquecer.abraços parceiros!

    ResponderExcluir
  4. Todas as coisas fantásticas tem na vida o lado Bolo Yeung DE SER.Tenho muito orgulho de fazer parte dessa legiâo de fãs seus espalhados pelo mundo.Obrigado Bolo por existir e fazer parte da minha vida!!

    ResponderExcluir
  5. Frases dele nos filmes como,vc é o próximo!muito bom mais o tijolo não revida!vc quebrou meu record,mais agora eu vou quebrar vc!como quebrei o seu amigo!Eu me lembro como se fosse agora.

    ResponderExcluir
  6. Na foto acima ele interpreta o vilão Chong Li,em 1988.Nessa época Bolo Yeung tinha 50 anos.

    ResponderExcluir
  7. Na abertura desse filme O grande dragão branco,Bolo Yeung quebra três barras de gelo.As pessoas acreditavam que ele seria o ator principal,assim como em outros como garras de tigre.Vilão ou não ele é o meu herói.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal! Quero deixar registrado, os meus agradecimentos por todos os comentários postados! Continuem assim.

    Dário

    ResponderExcluir
  9. Bolo Yeung no papél de Chang lee e Chong Li.
    O Chang lee interpretado por Bolo Yeung tinha uma tatauagem na testa de uma cobra,já o Chong Li usava uma faixa na cabeça e outra na centura.O chang lee é do filme Luta Sangrenta já o Chong Li é do filme que eu acho que todo mundo conhece,ou seja O grande dragão branco.E nesse filme como um sinal de deboche do amigo do Frank Dux interpretado pelo ator belga Jean Claude Van-Damme o Chong Li usa a faixa do amigo do mocinho na perna direita e ao tirar a calça pro último combate se nota isso ele vira após derrotar o penultímo lutador e comemora assim.Chong LI!chong Li!Chong Li!e algumas pessoas do evento lhe viram as costas por não concordar com seu ato de selvageria com o rapaz que já estava praticamente fora de combate.Ao sair do Ringue ele vira pro Frank Dux e fala apontando o dedo dizendo vc é o próximo.A arma secreta do Chong Li foi um pó pra jogar no olho do cara quando tava indo mal.E ele jogou até o juíz no cara pro cara confundir com Chong Li,mais o Frank Dux não caiu na pegadinha,kkkkkFrank Dux teve um momento de reflexão espiritual lembrando dos ensinamentos de Tanak seu mestre de como lutar sem ver,lutando só com os olhos da mente e vence o Chong Li.Se fosse uma luta real eu tenho toda serteza que o Van-Damme levaria uma grande surra.O Chang Lee usou a faixa do cara que ele matou na centura assim como o Chong Li que colocou a faixa do amigo do Frank Dux na perna direita.A arma secreta do Chang Lee foi vidro quebrado que colou na luva ao cair pela primeira vez do Kurata que é tambem um ótimo artista marcial.E o chang Lee perdeu a luta na fixão se fosse uma luta real seria um duelo de gigantes dele contra o kurata.O chang Lee leva um golpa violento no final desse duelo.

    ResponderExcluir
  10. Hoje é 03 de Julho,aniversário de Bolo Yeung.Parabéns parceiro,tudo de bom pra tí mestre.Abraços de seu fã.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Bolo Yeung,que Deus te abençõe sempre.Felíz Aniversário com muita paz,saúde e felicidades.Abração de seu fã aquí.

    ResponderExcluir
  12. oiee eu sou surda. aquir o brasilira. nome juliana.

    ResponderExcluir
  13. oii juliana é legal o fimes...

    ResponderExcluir
  14. oii juliana é legal os filmes com bolo yeung,,

    ResponderExcluir
  15. "Muito bom"! Lembra de alguma coisa,pois é.E o que eu achei da biografia. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Bolo yeung deixará sua marca na história das artes marciais, ele é conhecido no mundo todo,principalmente pelo filme operação dragão ao lado de Bruce Lee.

    ResponderExcluir