sexta-feira, 4 de novembro de 2011

2º Meeting Probiótica de nutrição e suplementação esportiva parte 1



O confortável auditório da universidade UNIP da unidade Vergueiro/Paraíso, nutriu e alimentou a sede de informação e novidades da maioria dos nutricionistas, e esportistas, no dia 15 de outubro de 2011.

O evento, que se iniciou em torno das 9:00 h. contou com a presença de palestrantes de peso como: Dr. Henry Okigami, Dr. Paulo Muzy, Christine F. M. Neves, Vanessa Suzuki, Rodolfo Peres, Dr. Érico Caperuto, Marcelo Carvalho, e o Professor Dr. João Felipe Mota.

O primeiro palestrante, o Dr. Henry Okigami, abordou temas sobre síndrome metabólica, inflamação, e obesidade. Palestrou de forma simples, descontraída, e mostrou todo o seu conhecimento sobre a reserva de tecido adiposo, e como ele pode proteger você das adversidades da vida.

Aproveitou para dizer ter visto uma entrevista com a presidente Dilma, onde ela teria dito ― segundo ele, ― “está para vir uma crise brava por ai”. Okigami, de maneira simpática disse a todos: “eu se fosse vocês começaria a guardar as reservas. Podem estar no banco, no bolso, ou na barriga também”.

Ele Explicou que nós fomos desenhados geneticamente, com o propósito de nos alimentarmos em excesso, a partir do momento em que encontramos os alimentos a disposição, com o objetivo de garantir a sobrevivência.

Afirmou que é uma realidade. Porém, mencionou que a outra realidade, é que os alimentos em excesso causam alterações em nosso corpo.

No entanto, atualmente sabemos que hoje em dia a busca pelos alimentos está cada vez mais fácil. Basta ligar para algum Disk-Pizza do bairro, e em minutos, uma pizza quentinha, cheirosa, saborosa, e pronta para ser devorada estará em sua mesa!

Agora aqui entre nós pessoal, eu não dispensaria uma pizza, especialmente se ela fosse meia mussarela, e meia peperôni, acompanhada de um belo copo de vinho chileno Carmenere. Ninguém é de ferro não é mesmo?

O Dr. Okigami disse que em uma alimentação, tudo aquilo que for em excesso será armazenado primeiramente na forma de glicogênio. Ou seja, depois de seu corpo assimilar o que realmente necessita. Tudo o que exceder a capacidade de armazenamento, ele irá começar a armazenar na forma de tecido adiposo.

O tecido adiposo por sua vez é dependente de hormônios. No entanto alguns hormônios estimulam o tecido adiposo subcutâneo, e outros estimulam o tecido adiposo visceral.

Dessa maneira, quando o indivíduo começa a envelhecer, também começa a ocorrer o aumento do tecido adiposo visceral. E este tecido adiposo visceral, tem a função de armazenar calorias, e energia. Além de ter outras funções, como no caso das mulheres. “Afinal, o que é uma mama?” Brincou ele mais uma vez, e mencionou que atualmente algumas calcinhas possuem enchimentos talentosamente desenhados, para completar as massas ausentes. Mas quando a mulher retirá-la, pobre dela. Mostrará ao apreciador, aquela “carne-seca” e muxibenta que nenhuma mulher gosta de mostrar. Ou seja, A bunda que Deus lhe deu, e ela não se preocupou em modelar com exercícios.

E quando as meninas usam o sutiã com bojo? Ocorre a mesma coisa. Na hora que tirá-lo, ué? Cadê o peito? Sumiu. Você procura, e procura. Mas peito que é bom nada.

Contudo, devo dizer que concordo com o Dr. Henry. E aqui vai o meu conselho para vocês, meninas: Sejam autênticas. Cada uma tem sua própria beleza. 

Segundo o Dr. Henry, é mais fácil perder a gordura visceral do que a subcutânea. Sendo que ela, (a gordura visceral) você irá acumular na barriga, o que por sua vez, acabará por gerar inflamação, e desta forma os órgãos serão afetados como, por exemplo, o fígado. Com isso, começam a ocorrem as reações. A sua (TGO e TGP aumentam) e problemas surgem. Daí, o fígado começa a fazer biossíntese podendo ocasionar uma hepatite.

Além disso, essa inflamação é mandada para todo o seu corpo e poderá gerar o aumento de resistência a insulina, aumento da pressão arterial, e risco cardíaco.

Quando você inflama o seu corpo, a sua serotonina cai, tornando-o mais deprimido, entre outras várias causas nocivas que fatalmente irão acontecer!

Em outro momento de sua palestra bem humorada, o Dr. Okigami disse: “vamos imaginar que você seja um indivíduo igual a mim, o verdadeiro homem do futuro. Gordinho, perninhas curtas, e cabeçudo”. Muitos riram, especialmente um sujeito forte, que se sentava próximo ao palco.

O Dr. Okigami olhou para ele e disse: “essa massa muscular, hoje não serve lá para muita coisa”. Depois voltou para o público e completou: “Serve para o sujeito ficar se olhando no espelho fazendo algumas poses. Ou então, ficar se exibindo para as menininhas”. E finalizou: “Eu tenho certeza. Se vocês mulheres, olharem para minha carteira, vão provavelmente achar que o sujeito que tem mais massa muscular será o feio, e eu, serie o bonito e gostoso!” Nessa hora todos caíram na risada.

Depois, perguntou a todos: “Qual é primeira coisa que as mulheres veem em um homem?” Resposta: o carro, a carteira. “E qual a primeira coisa que os homens veem nas mulheres?” Resposta: a bunda, o peito.

E mais, disse que as mulheres olham o que nós homens temos, e nós homens olhamos o que as mulheres são. Bem, ao menos isto é o que deveria ser. Deu um exemplo. “Se as mulheres olham um homem em um fusca 96, o cara ta lascado. Agora, se o homem tem uma Ferrari ou Camaro, daí a coisa muda.”

Por este motivo garotas não se preocupem, pois eu, já estou encomendando o meu Mustang na cor vinho, com 725 hp!

Brincadeira a parte, o Dr. Henry citou que a nossa dieta é muita rica em carboidratos. E que nós ingerimos muito mais calorias do que realmente necessitamos. Ou seja, a dieta atualmente está (desequilibrada).

Também, mencionou que em uma dieta, não podem faltar nutrientes essenciais tais como: tiamina, cálcio, magnésio, e mais, o uso de antioxidantes, entre outros.

Não pensem que a utilização de carboidratos serve apenas como fonte de energia. E lembre-se: tudo que for em excesso será prejudicial para o organismo de maneira geral. E recomendou que a realização da atividade física, e uma dieta equilibrada é a chave para uma qualidade de vida melhor!

O Dr. Henry Okigami é farmacêutico, especialista em farmácia hospitalar, homeopatia, e fitoterapia. 2º Meeting Probiótica de nutrição e suplementação esportiva parte 1

3 comentários:

  1. Muito bom! Gostei da matéria. E da gatinha também! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, obrigado pelo seu comentário. Quanto a gatinha da foto, ela foi uma fisiculturista muito famosa e possui 6 títulos de Ms. Olympia.
    Se chama Cory Everson e nesta foto ela está apenas com 50 anos!
    Abraços
    Dário

    ResponderExcluir
  3. Esta matéria por mais humorada que seja em algumas partes,serve como um grande alerta importante para abrirmos os olhos à ansiedade de comer além do necessário, devemos repensar e focar nossos hábitos para a qualidade de vida, reservando um pouco de nosso precioso tempo para uma atividade física, só que a maioria só enxerga isto na hora que vai parar em um leito de hospital, talvez tarde demais para querer cuidar do que não há mais tempo.

    Parabéns pela matéria,um forte abraço !

    Seu leitor assíduo Marcos Paulo, mesmo que assinado como anônimo.

    ResponderExcluir