terça-feira, 15 de novembro de 2011

2º Meeting Probiótica de nutrição e suplementação esportiva parte 4




Os outros palestrantes não menos importantes, também abordaram seus temas.

A nutricionista Christine F. M. Neves abordou temas sobre Aspectos nutricionais, e conduta no futebol profissional, dieta, e suplementação.

Sua palestra foi muito boa, especialmente para quem é da área do futebol, e também aos nutricionistas que já desenvolvem trabalhos com jogadores.

Foi motivadora, pois, muitos tiveram a oportunidade, de assimilarem informações importantes. Principalmente por terem tido uma visão melhor de como são usados os suplementos pelos jogadores, e quais suplementos. Assim como seu plano alimentar.

Ainda que eu não seja da área do futebol, vejo que também é muito importante para o conhecimento de todos. E contemplo também, como vem sendo realizado o trabalho desses profissionais.

Christine F. M. Neves é nutricionista do Corinthians futebol clube, e especialista em Fisiologia do Exercício.   

Marcelo Carvalho abordou temas sobre nutrição e suplementação para praticantes de artes marciais.

Falou quais tipos de suplementos os atletas de artes marciais usam e de qual forma. Bem como, o planejamento de sua deita, especialmente visando uma luta. Sua palestra foi bem focada neste tema. Imagino que assim como a turma do futebol, os lutadores e praticantes das mais variadas artes marciais, com certeza devem ter tirado bastante proveito de sua explanação.

Marcelo Carvalho é nutricionista profissional de educação física, personal trainer, pós graduado em nutrição esportiva, e vice-presidente da associação de nutricionistas do Distrito Federal (Brasília-DF)

João Felipe Mota abordou sobre o tema Aplicação da nutrigenômica no esporte. 
Vocês por acaso já ouviram falar de nutrigenômica? Não? Nem eu. Então vamos ver qual é a definição desta curiosa palavra. Nutrigenômica é o estudo dos nutrientes. Permite avaliar a estrutura da ação das substâncias biologicamente ativas, encontradas nos alimentos, e seus efeitos benéficos na saúde humana. Assim sendo, a nutrigenômica fornece meios para prevenir e tratar o desenvolvimento de doenças por meio da alimentação. Acredito ser bem interessante não acham? Tai algo importante a se prestar mais atenção daqui para frente.

Entretanto penso que sua aplicação no esporte deva ser bem específica, de modo que cada prospecto alimentar tem que ser construído, com inteligência, pois cada indivíduo responde de forma diferente em se tratando de uma dieta.

João Felipe Mota é: Dr. Nutricionista, professor adjunto da universidade federal de Goiás, e também é Doutor em fisiologia da nutrição e especialista em nutrição esportiva e nutrigenômica.

Bem amigos e leitores, acredito que esta série de palestras tenha atingido seu objetivo: levar informações atuais sobre novos suplementos nutricionais, informar e atualizar inúmeros dados sobre deitas. Aquelas que funcionam e outras que não funcionam. Para mim foi um prato cheio. Estou bem nutrido.

Um forte abraço a todos, e como diria o rei dos reis, Arnold Schwarzenegger: “Hasta La vista, baby”.

Dário Rubens Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário