quarta-feira, 21 de março de 2012

Meeting Probiótica internacional de treinamento e nutrição esportiva (1ª parte)

No dia 4 de Dezembro de 2011 o tradicional auditório Elis Regina foi palco de mais uma palestra da Probiótica, aliás, com gostinho especial. Eu pessoalmente disputei naquele mesmo palco vários campeonatos, onde tive o privilégio de vencer o disputadíssimo campeonato paulista de fisiculturismo em 2003.

Muitos entusiastas pela musculação tiveram a oportunidade de ver e ouvir palestrantes de nível internacional. O nutricionista Chris Aceto, os atletas Denis James e o grande Flex Wheeler.

Inicialmente Chris Aceto contou um pouco de sua história de vida e o seu envolvimento com o fisiculturismo. Disse ele: “atualmente tenho 46 anos de idade, e quando era adolescente possuía mais peso do que gostaria”. Então, pensou em como iria fazer para entrar em forma, “as crianças da minha idade tiravam sarro, caçoavam por não ter forma atlética”. Conta ele, “comecei a correr, pelas ruas com o intuito de mudar meu corpo, aliás, correr, era a única coisa que eu sabia fazer”. Disse também, “na minha época não havia internet e não havia pessoas que poderiam me ajudar nesse sentido, e que as coisas não são como nos dias atuais onde você vai para uma academia e tem um personal trainer para te auxiliar em suas dúvidas”.

No entanto após dar início as suas corridas, começou a perder peso, porém seu corpo não mudava como gostaria. “Eu tinha aquela música em mim (The eye of the Tiger) e depois da escola ainda corria por 10 quilômetros todos os dias e às vezes até mais”. No entanto notou que mesmo correndo não conseguia mudar seu físico. Então magrinho e pequeno encontrou um fisiculturista e se entusiasmou, e pensou: “eu quero ficar assim”, disse, “perguntei o que fazia para ter aquela forma. Eu, não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto eu tinha uns 14 anos de idade e disse ao fisiculturista que queria fazer o que ele fazia” O tal fisiculturista viu em Chris a paixão por este esporte, e o convidou a ir a academia no dia seguinte as 04h30min. Bem, no dia seguinte Cris foi encontrar o fisiculturista, e ficou esperando até por volta das 5 h. E no outro dia fez a mesma coisa e o fisiculturista não compareceu ao encontro.

Contudo, Cris tinha o telefone do fisiculturista e ligou a ele: “aqui é o Chris Aceto e eu encontrei você outro dia, fui à academia por dois dias seguidos e não te encontrei” o fisiculturista disse “eu estava lá!” Só que havia um pequeno detalhe, o fisiculturista quis dizer que era para o jovem Chris estar lá na academia as 4:30h da manhã e não da tarde! E na cidade onde Chris residia nevava muito, ele então pediu para seus pais o levarem, ao que responderam: “você está louco”. Nessa hora Chris pensou “a coisa boa é que eu também sou louco”. Assim, sendo ele saía de sua casa as 3h30min da madrugada e ia para a academia em meio à neve, sob frio congelante para treinar as 04h30min. E depois dos treinos o sujeito dava carona para Chris de volta à sua casa. E Cris sabia o que realmente queria. Era estar envolvido na área de bodybuilding para sempre.

Após algum tempo treinando, o corpo de Chris de fato mudou. Segundo Cris “o treinamento com pesos muda o seu corpo em todas as partes, muda seu metabolismo diferentemente dos exercícios cárdios como esteira entre outros”.

Mas, quando chegou o momento de ir para a faculdade, seu pai disse, “você pode escolher entre arquitetura, advocacia, ou negócios”. Chris respondeu: “eu quero ir para o bodybuilding” e o pai repetiu “você está louco e vai perder seu tempo com isso”. Disse também, “você não vai poder comer o peso”, ou seja, ele não poderia sobreviver com o bodybuilding. E Cris respondeu “não se preocupe eu vou dar um jeito”.

Cris fez educação física na faculdade, e o curso era-lhe muito fácil por amar o que fazia! Porém no decorrer do curso, Cris teve algumas contradições com os professores, pelo fato do bodybuilding ser considerado algo, sem noção, insano.

Devo dizer que entendo muito bem o que Chris passou, muitos passam, eu passo pelo mesmo problema e olha que estamos em pleno 2012 e me parece ser o preconceito ainda permanente por parte de alguns acadêmicos nos dias de hoje!

Chris Aceto interessava-se apenas em bodybuilding, ou nutrição aplicada a bodybuilding. De modo, que se graduou nesta área, e quando tinha cerca de 20 anos Joe Weider, possuía um campo de bodybuilding em Los Angeles e Joe decidiu que iria alugar o espaço em uma universidade situada em Los Angeles e convidaria apenas os melhores bodybuilders da época que eram: Mike Christian, Berry De Mey, Cory Everson entre outros. Seria então uma faculdade de bodybuilding. E além dos melhores bodybuilders do mundo, Joe também necessitava de pessoas para ajudar a construir um currículo a fim de fazer os componentes educacionais adequados para esse campo.

Chris conta, que começou a ler em uma revista especializada, que precisavam de 7 ou 8 pessoas e ele então se candidatou para o tal trabalho. Preencheu um formulário e mandou com seu currículo para o escritório de Joe Weider e assim como outros esperavam ser chamados, ele esperou. Fez mais. Ligou para o escritório de Joe e disse: “Aqui é Cris Aceto e eu gostaria de falar com Joe Weider”.

É caro leitor, imagine a emoção de passar a mão no telefone e ligar para ninguém mais ninguém menos que Joe Weider. Para a surpresa de Chris, Joe atendeu e perguntou: “quem é?  “Chris respondeu “Chris Aceto e eu gostaria muito de participar desse encontro com os bodybuilders para lecionar,” e Joe Weider disse, “você não pode, o nosso requisito mínimo é que você não tenha apenas 4 anos de faculdade e sim um PHD”. Após muito persistir, Joe disse “eu vou te dar uma chance e se caso você me decepcione, nunca mais irá trabalhar na área”. Assim, Chris começou a fazer parte do mundo do bodybuilding de maneira mais séria, dando suas palestrar e mostrando a sua competência.

Segundo Chris, “um programa de nutrição deve ser baseado em como o corpo da pessoa vai indicando”, e complementa “sempre falo para as pessoas, que não faço dietas eu olho para o seu corpo, eu ouço seu corpo, e a partir daí eu digo o que é necessário para tal objetivo porque esta é a forma correta de fazer”. Disse, “porém isso só ocorre após anos de experiência afinal o corpo é tão individual que a ideia é montar um programa fundamentado no que funciona e ao longo da caminhada ir fazendo pequenos ajustes para que o objetivo seja atingido”. Chris afirma. “Realmente é preciso saber o que o seu corpo necessita”. E fazer isso não é tarefa fácil, porque o indivíduo tem que ter uma consciência corporal muito grande a ponto de sentir o que o corpo pede.

Mais adiante em sua palestra, Chris Aceto abriu para as perguntas para aqueles que, o ouviam atentamente. Uma das pessoas da plateia perguntou o que poderia fazer para aumentar sua massa muscular, uma vez que além de usar suplementos como hipercalórico não via resultados, e ainda tinha o metabolismo muito rápido. Chris respondeu: “se o metabolismo é muito rápido, você terá dificuldades para aumentar a massa muscular. Então às calorias ingeridas devem ser mais altas do que estão sendo consumidas durante o dia. Também devem ser ingeridas quantidades adequadas de proteínas ao dia, caso contrário o corpo não terá habilidade para reconstruir, e estar pronto para o próximo treino. Em relação ao treino, seria interessante dividir o treino em 4 vezes por semana, sendo assim mais proveitoso para o corpo”.

A outra pergunta feita para ele foi, como seria a suplementação para mulheres grávidas. Cris falou “ingestão de proteínas e cálcio devem ser mais altas, e também há necessidade de ferro, porque as células sanguíneas estão se dividindo, zinco que é importante para o desenvolvimento dos hormônios.

Outra questão foi, qual seria a estratégia usada com os atletas de Chris em relação ao car-bup? A resposta foi “a forma que eu uso é que em qualquer esforço em cada atleta, ninguém aumenta a massa de forma abrupta por semana, o corpo funciona de modo que o ganho é gradual e depois da uma parada, depois ganha mais um pouco e assim vai. Com o passar do tempo você quer alcançar um certo tamanho, mas quando quer emagrecer, haverá momentos em que nada acontecerá no corpo e isso é esperado, ninguém fica mais magro toda semana, então umas das coisas que eu sempre faço é ver os resultados visualmente e não me preocupo muito com quantas calorias ou proteínas e carboidratos são ingeridas, então quando noto que o corpo não está mais mudando, mesmo em período de regime eu faço o trabalho oposto e após um dia ou dois a pessoa volta para a dieta e ai o corpo inicia a perda de peso novamente”. E ainda acrescentou: “sempre achei bom reduzir o sódio geralmente 4 dias antes da competição. O sódio é um mineral que retêm água no corpo então, com a redução do sal, a água sai do corpo. Nos últimos 2 dias eu reduziria a ingestão de água, mas isso pode variar de pessoa para pessoa, no entanto, caso a redução de água seja demasiada os músculos terão uma aparência mais flácida, sendo que a meta é justamente buscar aqueles cortes mais profundos no músculo como um diamante, assim sendo você só necessita aumentar os carboidratos ao ponto de não diminuir os cortes, e dando aquela densidade muscular. Fazendo deste modo você estará indo no caminho certo”.
(brevemente parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário