quarta-feira, 21 de março de 2012

Meeting Probiótica internacional de treinamento e nutrição esportiva (2ª parte)

E para a minha surpresa Chris disse uma coisa na qual eu havia pensado há muito tempo. "A mim bodybuilding não é mais do que uma ilusão, para mim bodybuilding é quem tem mais massa para mostrar” aproveitando o gancho desta frase, eu faço uma pergunta a vocês que são atletas e não atletas que pesam digamos 90 kg, 100 kg, ou até mais. E se por ventura ocorrer algum problema onde vocês não poderão treinar mais, ou quem sabe um dia irão se ver cansados de fazer a mesma coisa, será que estarão preparados para perder quem sabe uns 15 ou 20 kg ou talvez mais?
Contudo, o importante é a fase em que você vive a coisa em si, o durante cada dia de treino feito, cada série, cada repetição realizada, feita sozinha ou com algum parceiro de treino, sempre te estimulando a fazer mais uma! Mais uma! Mais uma! Vamos, ta leve! Seja no exercício que você mais gosta de fazer ou não. Por isso, faça aquilo que lhe causa satisfação no momento em que tiver vontade! No final, no mínimo, terá boas histórias para contar. Mas voltando ao assunto. Chris Aceto afirma: “se você quer um físico de qualidade você deve comer comidas de qualidade”.

Ele também mencionou sobre o treinamento para competição, dizendo que então primeiramente quando tudo está devidamente ajustado os elementos que proporcionam crescimento do músculo é o peso, ou seja, quanto mais peso você usar, mais fibras serão recrutadas, e se caso ocorrer uma diminuição muito grande de sobrecarga nos exercícios, os músculos acabarão fincando sem densidade, então entre as séries de exercícios mais leves será importante utilizar um exercício com mais peso, para poder manter o tonos do músculo e sua densidade, e também dependendo do metabolismo do indivíduo será interessante utilizar os exercícios cárdios para ajudar na queima das calorias.

Chris Aceto falou também que o mais importante é o que deve ser feito antes do treino, portanto, a alimentação antes do treino é mais importante do que durante o treino, então, deve ser usada uma alimentação a base de proteínas e combinados com aminoácidos e carboidratos de fácil assimilação, um carboidrato como cereais ou pode ser pão branco com geléia, e isto acaba fazendo duas coisas, a primeira é que mudam os hormônios no corpo temporariamente quando você tem um carboidrato de rápida ação e proteína com isso ocorre o aumento da insulina, e a insulina força os carboidratos para dentro dos músculos e, além disso, ela impede a quebra do tecido muscular, segundo, se você tem esses carboidratos antes do treinamento ela impede a perda de glicogênio por conta disso, você pode até treinar mais tempo. Porém, quando se tem carboidratos no corpo para lhe dar energia, você pode acabar se sentindo mentalmente cansado, mas sua mente também deve estar pronta para o treino, e você pode utilizar a cafeína com o objetivo de deixar mais alerta sua mente. Assim sendo, caso você queira ganhar mais massa muscular o ideal será comer uma larga refeição de carboidratos e proteínas, porque irá criar um efeito anticatabólico se treinar sem nada no estômago, daí sim ocorrerá o efeito catabólico (quebra do tecido muscular).

Sobre a Glutamina disse que ela pode se unir com o cortisol, sendo ele o (cortisol) um hormônio com duas atividades: ela se junta ao tecido do músculo e promove a quebra do mesmo. A outra coisa é que ele aumenta os números de testosterona, então se você usar a Glutamina antes do treinamento ela pode auxiliar a não ocorrer o catabolismo, ou seja, você não causa muito dano no tecido muscular. O outro aminoácido é a Arginina, ela faz com que o fluxo de sangue no músculo abra os vasos sanguíneos para os mesmos, permitindo um bombeamento maior, e quanto mais os vasos sanguíneos se abrem você recebe mais fluxo de testosterona no corpo e isso promove a síntese de hormônios e com isso a insulina atinge mais facilmente os músculos. Arginina ajuda indiretamente a remover amônia, um subproduto do colapso do músculo, assim sendo, quando ocorre o treino é normal aumentar o nível de amônia no corpo. Então uma das coisas que podem ser boas para fazer quando si está treinando é manter o nível baixo de amônia que por sua vez, permitirá que o corpo se recupere mais rapidamente e também mantenha o equilíbrio quando o corpo está tendo proteínas em níveis adequados. Ou seja, usar tais produtos como Glutamina, Arginina, deixam o individuo mais preparado para o treino que pode ser mais intenso.

Mais adiante, houve um momento em que um ex competidor de Power lifting contou para Chris Aceto que passou por um acidente automobilístico no qual interrompeu a sua carreira como atleta. E durante a sua recuperação, ele acabou engordando 22 kg na cama. Por conta do acidente ocorreram várias lesões como: fratura de tíbia, úmero e mais recentemente retornou aos treinos e também procurou uma nutricionista esportiva com o objetivo de fazer um programa alimentar.

Além disso, lhe foi pedido exames incluindo os neurológicos, mas os resultados mostraram que ele tinha um tumor no cérebro do lado direito, de modo que a tal nutricionista o proibiu de utilizar qualquer tipo de suplementos alimentares, menos a Maltodextrina. Segundo a nutricionista, ao usar os suplementos para desenvolver os músculos, eles também iriam aumentar o tumor. No entanto, ele mencionou que sentia muito a falta dos suplementos, então o rapaz perguntou a Cris se seria possível e quais tipos de produtos poderia consumir no caso. A resposta de Cris foi “você deve iniciar com o básico, como: proteínas, elas vão ajudar a se recuperar do treino. Explanou que não teriam efeitos prejudiciais a utilização de suplementos proteicos, e que começaria com isso no mínimo, falou também sobre o BCAA que é encontrado em frango, peixes, carnes, no leite, porém no momento em que você tem esses aminoácidos no seu corpo antes e depois dos treinos você irá recuperar de maneira mais rápida os seus músculos e que esses tipos de suplementos não agravariam o seu problema e o uso dos produtos iriam impedir o seu corpo de entrar em um estado catabólico. 

Mais adiante, Chris Aceto comentou sobre o GH que ele protege os músculos de serem queimados, ou seja, evita a perda dos músculos quando se faz uma dieta muito rigorosa e provavelmente o sujeito terá menos benefício se usar o GH quando estiver buscando o ganho de massa muscular. Aliás, gostaria de citar que o GH, além de proteger os músculos do catabolismo, ele também auxilia na proteção dos tendões e ligamentos e cartilagens. Ao longo do tempo todos nós vamos tendo naturalmente desgastes dessas estruturas. Mas todavia, não estou aqui dizendo a vocês, para saírem por ai tomando GH a torto e direito. Procure um especialista na área para isto! E antes, pense bem em qual será o seu objetivo!

Falando a respeito de emagrecer Chris disse “esqueça emagrecimento, ninguém nesse auditório fica realmente magro com certos tipos de regimes, mesmo que as calorias sejam muito baixas e o motivo disso acaba sendo que os tipos de carboidratos são importantes. Geralmente, se você necessita de alguns gramas de carboidratos ao dia, pode consumir batata, entre outros alimentos por possuírem um índice glicêmico baixo, de modo que acaba sendo produzida menos insulina e é diferente quando são consumidos carboidratos do tipo refinados como, por exemplo: bolo, doce, ou sorvete”. E ainda ressaltou “Quando você inicia em um regime com o intuito de perder peso faz uma redução dos carboidratos para controlar as calorias. E o índice glicêmico também é considerado carboidratos e eles podem fazer seu corpo trabalhar mais lentamente caso seja alto, contudo, carboidratos de baixo índice glicêmico se quebram mais lentamente e desta forma trazem definitivamente mais benefícios”.

Outra questão abordada foi à realização de exercícios cárdios como esteiras bikes e outros, em jejum. E sobre isto Chris Aceto explicou o seguinte. “Há pesquisas contra e pesquisas a favor. E você nunca pode seguir as pesquisas, e sim ver como as coisas funcionam na prática! De modo que quando você faz cárdio de estômago vazio à primeira coisa que seu corpo faz é gastar energia. E de onde eu pego essa energia? O primeiro lugar que ele irá buscar será na corrente sanguínea. E se não tiver nada lá o seu corpo vai falar: "bem então vou tirar da gordura que está armazenada". Esta é a forma que o corpo pensa. Agora se você comer algo antes seu corpo irá dizer "tem um pouco ali que pode ser utilizado como combustível", então primeiro se gasta a energia vinda dos alimentos e depois da gordura armazenada normalmente isso é mais usado em pessoas que possuem dificuldades em ficar magras”.

Sobre essa questão devo dizer. Eu pessoalmente já fiz esse tipo de treino especialmente quando me preparava para os campeonatos e funcionava muito bem para mim. Apesar de não ter o metabolismo lento. Mas essa, era uma época em que eu podia treinar duas vezes por dia, então logo cedo pela manhã, fazia esse treino em jejum e preferia pedalar a correr na esteira, depois comia e fazia minha deita ao longo do dia, só perto do fim do dia começo da noite voltava para treinar e pegar no pesado mesmo!

Chris Aceto é sem sombra de dúvidas um dos maiores especialistas em nutrição, musculação e treinamento. Ele tem orientado a carreira de inúmeros bodybuilders profissionais ao longo das últimas duas décadas. Está diretamente envolvido com o mundo do bodybuilding há mais de 25 anos! E Já realizou trabalhos como consultor da twinlab quando era a maior empresa de suplementos do mundo e também já trabalhou por vários anos junto a Joe Weider. Mais recentemente trabalhou na empresa MuscleTech. Como escritor escreveu vários livros sobre nutrição e bodybuilding e contribuiu para as revistas Muscle e Fitness, Flex, Iron Man e várias outras. Atualmente, é escritor colaborador da revista Muscle Mag e Presidente da Nutrição Procard. 
(brevemente parte 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário