segunda-feira, 2 de abril de 2012

Meeting Probiótica internacional de treinamento e nutrição esportiva (3ª parte)

Após a palestra de Chris Aceto, tivemos Dennis James que começou contando sobre o seu inicio antes de ser um bodybuilder e até chegar a se tornar um bodybuilder profissional. Então ele explicou que na verdade, nasceu na Alemanha, e que muitos achavam que no fundo Havia nascido na Tailândia, o seu pai era militar e quando criança ele morava em uma base militar.

Após alguns anos ele e sua família saíram da base e Dennis começou a freqüentar as escolas alemãs e quando ele cresceu, seu interesse pelo esporte era o futebol, segundo Dennis “joguei futebol por 14 anos e o meu sonho era ser um jogador famoso” e disse também “eu era muito bom! E meu apelido, era pérola negra”.

Aos 16 anos, gostava de ir a clubes entre outros lugares, e a partir daí, começou a praticar o breakdance, chegando a participar de campeonatos na Alemanha, onde acabou sendo campeão em 1982 e 1983! Nesta época ele jamais havia pensado em ser um bodybuilder, e muitos perguntam até hoje como se tornou um bodybuilder.

Dennis disse que quando estava entre 22 e 24 anos de idade, deixou a Alemanha e foi conhecer a Tailândia, onde planejava ficar por algumas semanas curtindo com os amigos. Porém, ele acabou ficando lá por 15 anos, certa noite em um clube, viu alguns caras fortes andando, onde acabou falando para um deles, “para eu me parecer como você levaria três meses” o tal cara apostou 100 dólares e desafiou a Dennis a ficar melhor do que ele. Assim sendo, no dia seguinte, Dennis James foi a uma academia para dar inicio aos seus treinamentos em bodybuilding, isso em meados de 1992, Dennis falou “eu nem sabia o que estava fazendo olhava os outros caras e copiava”. Passado os três de meses de treinamento, Dennis ficou melhor do que o cara que tinha feito a aposta com ele e ainda colocou os 100 dólares no bolso.

Um belo dia andando em uma das praias na Tailândia, um sujeito o abordou, e esse cara era o presidente da federação (NABBA). Em seguida, o mesmo perguntou a Dennis James para qual campeonato ele estava se preparando? Dennis respondeu “não estou me preparando para nenhum campeonato, só estou aqui treinando na academia”. Então o sujeito falou a Dennis que quando voltasse à Alemanha procurar por ele, de modo que quando retornou para a Alemanha em maio de 1993, Dennis visitou o cara em sua casa, e mostrou um vídeo do Mr. Universo de 1992, ao ver o vídeo, o cara perguntou a Dennis se ele poderia competir com aqueles atletas, e a resposta foi “claro”, a partir daí, o cara convidou a Dennis para que participasse de um Mr. Universo na Inglaterra em 1993, até então Dennis não estava acreditando no que estaria por vir, desta forma ele pensou “é melhor eu voltar para academia” e este campeonato foi o que realmente estava se preparando.

Dennis então voltou para a Tailândia, a fim de treinar de maneira mais árdua e lá tinha um italiano que já havia competido antes, Dennis disse para ele que iria competir no Mr. Universo e não sabia o que deveria fazer. Cara falou para ele começar uma dieta e comer frango, pasta (macarrão) e abacaxi, e foi o que ele fez durante todo o dia. Portanto, ele completou o um grupo de atletas que representaria a Alemanha e foi para o campeonato na Inglaterra, Dennis disse “eu não tinha uma rotina de poses e então colocava uma música e começava a dançar um breakdance e ia encaixando algumas poses no meio”. Esta competição que ele participou, foi à primeira em com apenas um ano de treino! No campeonato Dennis pegou o 4º lugar e pensou que se poderia ficar em 4º na próxima competição poderia vencer, de modo que saiu da Inglaterra muito motivado a voltar no próximo ano e continuar neste caminho.

Quando ele voltou a competir no mesmo campeonato, ele ficou em 2º lugar, dali em diante o que ele queria era vencer esta competição, e uma vez mais Dennis James retornou para o mesmo campeonato no outro ano, e venceu O Mr. Universo. Ele estava maravilhado com este feito e se lembra que “a primeira vez que eu tomei um shake de proteínas foi na Inglaterra dois dias antes do show e basicamente eu fiz isso sem nenhum suplemento apenas com a sua dieta e seu treino”. Deixo aqui uma pergunta a vocês leitores, será que foi mesmo só com a dieta e treino? É claro que não podemos nos esquecer do papel da genética, mas sabe como é, enfim.

Dennis ainda contou que voltou para competir no mesmo campeonato na categoria dos profissionais e que ficou em 2º lugar em 1996, nada mau não acham? Portanto, ele viu ali muitos atletas e nesta federação não teria mais opções, ou seja, ele chegou ao topo nesta federação (NABBA) afinal já tinha vencido a categoria amadora e disputado na profissional e o que objetivava, era estar um dia em um Mr. Olympia.

Contudo para competir no Olympia, ele teve que dar outros passos e o mais difícil foi ir para os Estados Unidos e vencer a campeonato chamado de NPC, que lhe daria a qualificação para disputar o Olympia, então Dennis saiu da Tailândia para Los Angeles em maio no ano de 1997.

Ao chegar lá, e ver pela primeira vez o Golds Gym ele sabia que era o lugar aonde os melhores bodybuilder treinavam. Dennis disse “quando entrei no Golds Gym, me sentia como um menino e o primeiro cara que eu vi lá foi o Paul Dillet e quando eu o vi achei que era um gorila”. Deste momento em diante, ele começou a treinar lá e o primeiro atleta a chegar até ele foi Flex Wheeler e Flex falou “você está se preparando para qual competição”? Dennis respondeu “eu não estou me preparando para nada, só estou aqui para colocar meu pé aqui pra dentro” e segundo Dennis, o Flex foi o cara que o direcionou no caminho certo, e colocou em contato com pessoas que poderiam auxiliá-lo a entrar no campeonato NPC.

No entanto, ele não havia falado a ninguém que tinha competido através da (NABBA) Ele, se lembrou que ao estar lá nos Estados Unidos e entrar no Golds Gym, não seria bom comentar nada sobre a federação (NABBA) porque eles são rivais.

Então, ele se inscreveu para o NPC em 1997 que possuía duas categorias, a dos novos e a aberta, mas, decidiu entrar na categoria dos novos, afinal se sentia um novato lá. Porém quando olharam o físico de Mr. Dennis James, disseram a ele que iria à categoria aberta, cuja é a dos mais experientes e ao disputar esse campeonato o resultado foi à 4ª colocação.

Após isso, foi qualificado para outras competições, mais tarde em 1998 veio a disputar o campeonato USA - NPC foi o campeão overall, e recebeu o seu pró card., mas o seu maior objetivo era ainda, estar no Mr. Olympia. Sendo que o seu primeiro pró-show foi em 1999 no campeonato Night of Champions da federação (IFBB) pegando a 15ª colocação e ele estava fazendo tudo por conta própria e Dennis disse “eu achava que sabia muito, mas na verdade eu não sabia nada”.

Então outro atleta bastante conhecido Milos Sarcev falou a Dennis “você pode ir muito bem neste esporte”, então Dennis começou a trabalhar pela primeira vez com um nutricionista, um treinador e foi nesta época que ele realmente aprendeu sobre esse esporte, e nem na Tailândia e na Alemanha tinha tomado conhecimento sobre o assunto, e ainda falou “há tantas coisas que se pode fazer em relação a dietas, treinamentos e que muitas pessoas não fazem porque acham que não devem fazer isso” Contou também que estava comendo o mesmo tipo de comida todos os dias, desde o período da manhã até a noite e que aprendeu muitas coisas na prática.

No ano 2000 ele queria ir para o Mr. Olympia, antes, porém ele disputou o Ironman ficando na 7ª colocação e também assinou um contrato com Joe Weider e ele queria estar no Arnold Classic, mas para isso teria que receber um convite. Então o Peter McGough pediu ao Jim Manion dar uma chance para Dennis competir no Arnold Classic, depois de alguns dias ele recebeu um telefonema e falaram para ele que poderia competir no Arnold Classic, nesta competição ficou em 4º lugar e desta forma ele conseguiu o passaporte para competir no Mr. Olympia!

Então Dennis disputou várias competições no Mr. Olympia, começando em 2001 a 2010 ficando fora apenas em 2007, por problemas de saúde. Pois é meus amigos leitores o que terá ocorrido com a saúde dele para acabar ficando fora do Mr. Olympia 2007 teria sido uma gripe, uma dor de garganta, uma lesão? Bem, deixarei no imaginário de vocês.

Dennis também mencionou que “em 10 anos de carreira, muitas coisas aconteceram, e que cada pessoa é diferente, os suplementos o treino e tudo o que acontecia nos anos 60 e 70 comparado com hoje tem melhorado a cada ano, e o que as pessoas faziam 20 anos atrás si comparado com o que é feito hoje provavelmente você irá ouvir uma história muito diferente” Além disso, falou que “equipamentos eram outros, bem como os suplementos e também não havia o conhecimento que possuímos hoje, e devido a esse conhecimento ocorreram muitas mudanças, eu ainda acredito na forma antiga de treinamento, e não concerte algo a menos que esteja realmente quebrado” Devo dizer que eu também acredito e gosto mais da maneira antiga de treinamento, que é conhecida como (The old school) mesmo surgindo a cada ano novas formas de se construir um treino. 
(brevemente parte 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário