quinta-feira, 10 de novembro de 2011

2º Meeting Probiótica de nutrição e suplementação esportiva parte 3



O Dr. Érico Caperuto Abordou os seguintes temas: recursos ergogênicos e novos suplementos nutricionais, comprovações, eficiência e, segurança.

Começou utilizando um outro estilo de palestra. Deixou o palco e saiu andando pelos corredores do auditório enquanto falava. Surpreendeu as pessoas. Provavelmente pensaram: “Será que ele está indo embora? Mas estava bom!” Bem interessante da parte dele. Tornou a palestra, mais interativa, e original. Provavelmente o interesse aguçou-se.

Érico perguntou: “os recursos ergogênicos podem melhorar de fato os nossos resultados?” “Afinal, o que funcionaria?” E, além disso, perguntou novamente: ´”é seguro? E disse: “teria que haver uma comprovação!” “No entanto, qual é o seu objetivo?”Perguntou ele. Digamos que seja o de se tornar um Mr. Olympia como o atual Phill Heat, ou como Dorian Yates que possui seis títulos, Lee Haney, com oito, ou quem sabe até mesmo o rei dos reis Arnold Schwarzenegger com sete. Talvez o seu desejo, seja o de ser um velocista de cem metros rasos! Como Carl Lewis. Ou então, já imaginou ser um bailarino como o grande Mikhail Baryshnikov?

Seja qual for a sua meta, antes você deve ter capacidade genética para tal. Uma pessoa que não tem essa capacidade irá melhorar muito a sua condição física, mas não alcançará tal patamar como de um campeão.

Sobre os suplementos Dr. Érico alertou, para aqueles produtos importados que muitas pessoas compram sem tem registro! Atenção! Você poderá estar adquirindo, um produto ilegal, por isso, muito cuidado na escolha!

Tem aquela situação onde a pessoa entra em uma loja e compra um pote de proteína com quarenta gramas de proteína a dose, e também zero de gordura. Porém, para isso, a sua dieta deve estar adequada e não deixar a cargo do pote de proteínas mais caro que o dinheiro pode pagar. Entretanto, atualmente isso ainda vem acontecendo muito.

Certo dia após o treino, um rapaz chegou para mim e mostrou todo orgulhoso o seu mais novo pote de proteínas com zero de carboidrato. Se me lembro bem, era um desses potes com quase quatro quilos. Então, perguntei a ele: “e sua dieta como anda?” A resposta foi: “vou levando como posso.” “Um lanchinho aqui, outro acolá, sabe como é?” “O difícil é fazer dieta, mas o meu pote de proteínas anda sempre ao meu lado.”
Depois perguntei: “e o seu treino está bem elaborado?” A resposta dele foi: “está ótimo eu venho umas duas vezes na semana, no máximo três.” Pois é, ainda há pessoas que pensam dessa maneira. Acreditam que apenas os suplementos resolvem todo o problema, mas isto é uma grande ilusão. Assim sendo, aqui vai o meu recado para quem ainda pensa desta forma: (NO PAIN NO GAIN).

Segundo Dr. Érico, “o ideal é a utilização, da prática, com a ciência”

Dr. Érico falou sobre a ANVISA, que determina quais produtos podem ou não, ser liberados, fazendo uma alteração na resolução, de alguns produtos. Como no caso da creatina, que já está de volta às prateleiras das lojas de suplementos à disposição dos praticantes de atividades físicas. No entanto atualmente, a recomendação da dose de uso é de apenas três gramas. Antes de ser proibida a recomendação era de cinco.

Dr. Érico fez uma pergunta sobre a creatina. “Porque será que atualmente a dose é de apenas três gramas?” Depois brincou, falando que poderia ser número da sorte, cabalístico. Ainda falando sobre a ANVISA, parece que já há algum tempo este órgão vem querendo barrar também o famoso suplemento Bcaa.

La nos Estados Unidos, as pessoas podem comprar uma gama enorme de suplementos para diversos fins, sem contar no gasto que é menor do que aqui no Brasil, devido às taxas de importação. Todavia, mesmo para aqueles produtos que forem comprados lá nos Estados Unidos, devem ter estudos e também comprovação de que eles realmente funcionam! Até porque muitos deles dizem uma série de coisas em seus rótulos quando na verdade acabam contendo outras coisas. 

Ainda sobre a famosa Whey Protein, Dr. Érico disse que “existem vários tipos, como Whey Protein isolada, concentrada, Hidrolisada, Micellar que é uma mistura de muitos tipos de Whey Protein” Também recomendou procurar sobre Whey Protein em um site onde possuem vários artigos acadêmicos. O site é www.pubmed.gov
Neste site é possível encontrar artigos científicos que falam que o Whey Protein, tem muitas aplicações clínicas. Ou seja, esse tipo de suplemento, não funciona apenas para perder peso ou ajudar a aumentar a massa muscular. Também tem o colágeno tipo dois, que pode melhorar as dores nas articulações. Mas a quem se destina? “Segundo Érico em atletas profissionais não, pois eles teem um nível de dor diferente. Já em atletas amadores, e pessoas sedentárias, mostra um ótimo resultado” Alias falando em colágeno, eu pessoalmente usava Condroitina e Glucosamina, e tinha bons resultados em minhas articulações.

Outro suplemento que tem causado discussão é atualmente a Creatina com Cafeína. Onde parece que um acaba por anular o efeito do outro. Mas será verdade isso? Dr. Érico diz que “existem alguns estudos que apesar de polêmicos, mostram que funcionam, e outros já dizem o contrário”

Também foi mencionado sobre o suplemento de nome Waxy Maize, que é um produto onde se encontra amido de milho ceroso e carboidratos, sendo de rápida absorção. O amido ceroso, contido neste produto é um amido que tem um nível molecular mais alto do que o amido normal.

Dr. Érico deu um exemplo: “quando uma pessoa vai fazer uma corrida, ou vai caminhar por cerca de uma hora, ingere um sache de gel com carboidratos. Caso contrário, não agüentaria fazer tal caminhada ou corrida. Por outro lado a pessoa corta a queima de gordura, pois usa os carboidratos como fonte de energia. No entanto com a utilização de Waxy Maize isso não ocorre, pois os estudos acadêmicos sobre este produto indicam que ele favorece a queima de gordura” Porém isso irá depender do seu treinamento. 

Érico deixou uma mensagem: “justifique o senso crítico, pergunte e ao mesmo tempo não mate a sua criatividade, busque por novas ideias, nunca parando de procurar informações sobre os suplementos e novos produtos que são lançados no mercado. Afinal, tudo se atualiza, e nós também vamos evoluindo”.

Ao término da palestra do Dr. Érico Caperuto, tive a oportunidade de ter uma breve conversa com ele, onde mostrou-se simpático e receptivo. Falamos sobre fisiculturismo entre outras coisas. E para a minha surpresa, ao nosso lado estava a sua esposa e também minha professora que carinhosamente a chamo de teacher. Este momento foi alegre e descontraído, e vou guardar com muito carinho. 

O Dr. Érico Caperuto é: professor doutor em fisiologia do exercício na USP, diretor técnico do ICINP (instituto de ciência em nutrição e performance – SP) professor da universidade Mackenzie, e também da universidade São Judas Tadeu.     2º Meeting Probiótica de nutrição e suplementação esportiva parte 3

5 comentários:

  1. Faço do meu comentário na parte 2, também desta matéria e reforço a minha indignação da ANVISA ou solicitar ao orgão responsável não proibir as merdas ditas em veículos interesseiros comercialmente, pois faz mas mal do que o que insistem em proibir que só faz bem, pelo contrário da opinião e perseguição deles.

    Forte abraço e me despeço ansioso para sua próxima matéria !

    Seu leitor assíduo Marcos Paulo.

    PS: Postado como anônimo por não conseguir postar de outra forma.

    ResponderExcluir
  2. Acompanho suas matérias desde que te achei por acaso em um dos seus artigos: conselhos para se tornar um fisicultura profissional no site fisiculturismo, que aliás não vejo mais uma postagem há tempos, vc não escreve mais para o site fisiculturismo ?
    Gostei bastante das suas últimas postagens aqui no blogger, mais ainda em ver a foto acima de campeão que já devia pra nós seus leitores.

    Abçs e bons treinos...
    Jefferson Camila / Goiânia

    ResponderExcluir
  3. Grande Marcos, sobre a ANVISA nem sei o que te dizer, hora proíbem tais suplementos, hora liberam. Honestamente não da para entender qual é a deles. Além disso, tem outra coisa que me chama a atenção. Porque o ministério da saúde e a ANVISA não barra de vez os esportistas que fazem propaganda de bebidas alcoólicas? Isto é o cúmulo do absurdo! Qual é a relação de esportistas e atletas vendendo cerveja e estimulando tal consumo disto? Entendo a sua indignação, e faço a sua, a minha também. Mais uma vez forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Jefferson antes de tudo, agradeço muito a sua participação em meu blog, seus comentários serão sempre bem vindos! Sobre os meus artigos no site fisiculturismo, na verdade eu fui convidado pelo site para ter uma coluna para as matérias que eram mensais. Se me lembro bem, publiquei vários artigos, de 2009 até abril de 2010, inclusive, tem diversos sobre as análises dos campeonatos que eu fazia, e que eram sobre o Mr. Olympia, e entre outros analisando os atletas nos mínimos detalhes em seus pontos fortes e fracos, da mesma forma que fazem os comentaristas esportivos.

    Contudo não era simples fazer as matérias, por que tinha toda uma pesquisa envolvida e isso tomava tempo e dinheiro, só para você saber, cada matéria é feita duas vezes, a primeira com grosso do conteúdo em si, depois a segunda que era na verdade uma revisão e edição, da primeira. Tudo isso para a matéria ficar ainda melhor, porque para mim a qualidade é mais importante do que a quantidade. Então, um dia decidi fazer a coisa se tornar mais profissional, porém não aceitaram a minha proposta. Resolvi parar de escrever para eles, até porque fazia na faixa, mas deixei as portas abertas além do mais, depois disso sempre recebi convites deles para que voltasse então quem sabe um dia eu volte a escrever lá. Fico feliz por você ter gostado das últimas matérias, espere até ver a parte final desta que está publicada atualmente sobre o meeting da Probiótica. Em relação à foto de campeão, futuramente colocarei outras minhas que tenho. Mais uma vez agradeço sua participação, e se puder me ajude a divulgar o meu blog. Um forte abraço, bons treinos e cuide se bem!

    Dário

    ResponderExcluir
  5. Whey Protein Concentrado Puro (Sem Sabor) 1Kg
    R$ 90,00

    Construção e crescimento muscular, importante tanto para ganhar massa muscular como para tonificar, impede o catobolismo pós-treino e pós-sono. Indicado tanto para os sedentários como para atletas de diversas modalidades esportivas.

    Conteúdo: 1 Kg
    Código: 05010181

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/whey-protein-concentrado-puro-sem-sabor-386.html

    ResponderExcluir