segunda-feira, 18 de maio de 2009

Carboidratos Parte 1

Uma das mais importantes funções dos carboidratos é o fornecimento de energia para o organismo.

Embora as calorias ingeridas com as proteínas e gorduras se somem com as fornecidas pelos carboidratos, estes constituem as primeiras reservas energéticas a serem mobilizadas, e as que mais eficientemente são metabolizadas.

Os alimentos ricos em carboidratos mais utilizados são o arroz, o pão, o macarrão, a batata, os legumes e as frutas.

O açúcar refinado deve ser utilizado o menos possível, porque tende a romper o equilíbrio nutricional que deve ser mantido entre os carboidratos e os outros nutrientes.

No caso de esforços físicos regulares, o organismo está em constante necessidade de refazer as reservas de glicogênio do fígado e dos músculos, razão pela qual os carboidratos devem ser ingeridos com freqüência durante todo o dia.

O ideal é que todas as refeições contenham fontes de carboidratos e proteínas. Não existe qualquer justificativa aceitável para ingerir estes dois nutrientes separadamente.

O fato de que a hiperglicemia ao adormecer prejudica a liberação fisiológica do hormônio do crescimento pela hipófise, não significa que não se possa ingerir carboidratos pouco antes da hora de dormir. Nesta ocasião deve-se apenas evitar açúcar refinado e grande quantidades de outros hidratos de carbono.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário