segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mitos e Fatos 4 Treinando com pesos


Mito: Levantar o peso é o que estimula o crescimento muscular.
Fato: Levantar e abaixar o peso são as ações que estimulam o crescimento muscular.

Quando executamos exercícios seja ele com cabos, maquinas ou pesos livres, há duas fases. Uma é denominada de concêntrica, e a outra é denominada de excêntrica. Vamos ver no exercício de rosca direta para bíceps como exemplo.

Concêntrica é a fase em que levantamos a barra até o top do movimento próximo aos ombros, causando uma contração no bíceps. Excêntrica é o oposto, a fase em que baixamos a barra até o final causando um alongamento no bíceps. Vamos ver mais um exemplo?

Pulley costas na frente. Aqui neste caso, a fase concêntrica é onde puxamos a barra até tocar a parte superior do tórax. Agora vamos à fase excêntrica. É a fase em que Retornamos vagarosamente o movimento para a posição inicial.

Estudos mostram que em especial na fase excêntrica ou também denominado de fase negativa do movimento, é tão importante quanto a fase concêntrica. Durante a fase excêntrica em que se alonga o músculo é momento mais eficiente para o crescimento muscular. Contudo você deve se lembrar que ao levantar barras ou halteres, deverá prestar muita atenção ao baixar a barra não soltando sem controle, pois isso poderá ser perigoso e até poderá causar lesões articulares. Então faça de modo correto e seguro, baixando a barra firme e lentamente até a sua posição inicial.  

2 comentários:

  1. OIeee irmaozinho
    Pela primeira vez estou aqui sentada lendo seu blog---muitissimo interessante, adorei de verdade...Parabenss
    Um grande beijo Amanda CRuz

    ResponderExcluir
  2. E ai maninha bele? Seja bem vinda, muito obrigado pelos seus elogios! Abraços a todos e um beijão especial para você! Inté.

    Dário

    ResponderExcluir