sábado, 18 de julho de 2009

Mitos e Fatos 2 a Água


Mito: Você precisa beber água só quando tem sede.
Fato: Seu corpo precisa de mais água do que lhe diz.

O corpo humano é composto de mais de 70% de água. Esta água necessita ser renovada continuamente. O funcionamento do organismo depende da água. A água tem um papel importante em todas as atividades celulares. As reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim tudo que é necessário para manter a vida. 

Beber bastante água todos os dias, fará com que seu organismo funcione de maneira mais equilibrada e melhor em todas as suas áreas. 

Logo, se você beber pouca quantidade de água, ira se sentir mais cansado, poderá ocorrer a formação de cálculos renais, (pedras nos rins) e também poderá surgir problemas digestivos, assim como o ressecamento de pele, cabelo, e dores de cabeça. Ou seja, o seu organismo ficará comprometido. E seu organismo não responderá de maneira adequada.

Uma pessoa adulta deve beber de 2 a 4 litros de água por dia. Isso em copos soma-se de 8 a 16 copos. Todavia a água não deve ser ingerida em grandes quantidades, principalmente durante as refeições. Durante os exercícios a água deve ser ingerida com freqüência, entretanto não em excesso, para não causar náuseas. Quanto mais água você bebe mais água eliminará e também ira diminuir a retenção hídrica no geral e subcutânea.

Então não se esqueça de manter o seu organismo sempre muito bem hidratado, pois como vimos acima, a água é fundamental para um bom funcionamento do nosso organismo. A água é saúde, a água é vida, então beba água!

6 comentários:

  1. E aquela história de que não se deve ingerir líquidos meia hora antes e meia hora depois das refeições, para aproveitar melhor os nutrientes da comida e evitar barriga.

    É mito ou fato???

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ok. acredito que ingerir água ou outros liquidos não é muito legal. Primeiro porque tira o espaço da comida e também causa um certo desconforto.

    Agora sobre a barriga, o ideal é evitar as famosas e deliciosas tranqueiras.

    Agradeço o seu elogio ao blog, e logo mais ele estará ainda melhor! Obrigado pela sua participação e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrs...
    Vc tem toda razão.

    Obrigado por esclarecer minha dúvida.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Esclarecendo a pergunta do colega:

    1- Líquidos durante e próximo as refeições principais como no almoço por exemplo, dá barriga porque ao ingerirmos líquido antes e durante a refeição atrapalhamos a digestão e aumentamos o apetite, ou seja, comemos mais. Por isso é dito que líquido durante e próximo as refeições dá barriga. Curiosidade: a lógica seria que o líquido iria "ocupar espaço" no estômago, mas não, o líquido faz efeito contrário durante as refeições, ele faz a gente ter mais fome.

    2- Sobre tomar líquido antes, durante e depois das refeições principais: o líquido atrapalha a digestão, por isso não é bom durante a refeição. Há 2 correntes sobre o assunto: Na mais rígida, especialistas recomendam não ingerir líquidos durante, 1 hora antes e 1 hora depois. Na mais flexível, especialistas recomendam não ingerir líquidos 30 minutos antes, durante a refeiçãi é tolerável até 200ml de líquido e não ingerir líquidos 30 minutos após as refeições.

    ResponderExcluir