segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os princípios de treinamento Joe Weider - parte2

4. CONFUSÃO MUSCULAR

Quando se utiliza um mesmo tipo de estímulo por muito tempo, os músculos têm a tendência de se acostumar. Este princípio busca a não estagnação dos músculos, por se alternarem a ordem da sua rotina de treinamento. Os músculos jamais devem se acomodar. Afinal para que eles possam continuar a crescer, precisarão sempre estar em stress. Com isso será recomendado à variação de exercícios, séries, ângulos, repetições e também, a aplicação de alguns dos princípios aqui descritos. De forma que os grupos musculares não se acomodem, e continuem a trazer os resultados desejados.

Portanto, procure mudar periodicamente os exercícios para cada grupo muscular. Mas cuidado para não fazer mudanças demais, ou você é que poderá ficar um tanto quanto confuso. Toda vez em que eu inicio o treino, para um grupo muscular específico, procuro fazê-lo de forma diferente, de modo que cada treino sempre se torne um novo treino. As variações são importantes, pois os músculos são estimulados por diversas formas diferentes. Confusão muscular é sem duvida um dos princípios que está na minha lista de favoritos!


5. PRINCÍPIO DA PRIORIDADE

Este método consiste em treinar primeiro os grupos musculares mais fracos. Contudo, alguns grupos musculares do seu físico, podem não estar em harmonia ou proporção correta em relação aos demais grupos musculares. Então você pode adicionar o Princípio da Prioridade em seu programa de treinamento. Exemplo: se a parte mais fraca do seu ombro é a parte posterior, então, inicia-se o treinamento de ombro pela parte posterior primeiro. Outro exemplo: se as partes mais fracas do seu físico em geral são os dorsais, então seria adequado iniciar o seu programa de treinamento de modo a dar prioridade para os seus dorsais. Ao fazer isso, seu físico ficará mais simétrico e equilibrado.

Você poderá escolher um exercício especialmente designado, que trará o desenvolvimento que precisa. Seja ele separação muscular, forma, tamanho, definição e etc.

Também poderá utilizar este princípio, para aprimorar a sua técnica de treinamentos básicos, e eficácia em cada uma das suas sessões de treinamento.

Então lembre-se que se você não está satisfeito com alguma parte do seu corpo, ou se algum grupo muscular não está respondendo bem, então esta, é a hora certa de aplicar o Princípio da Prioridade.

6. TREINAMENTO PIRÂMIDE

Este método consiste em gradativamente promover o aquecimento muscular, antes da utilização de cargas muito elevadas. Desta forma evita-se as possíveis lesões. Inicia-se com repetições entre 20 a 25, com pesos bem leves, como forma de aquecimento, e então aumenta-se o peso, fazendo repetições entre 12 a 15 depois de 10 a 12 e por fim de 8 a 10. Chegando próximo de 80% do peso máximo.

É fundamental fazer aquecimentos e alongamentos antes dos treinos. Entretanto vejo muitas pessoas que fazem 10 ou 20 minutos de bicicleta, e logo em seguida vão para o banco de supino e adicionam já algum peso na barra e começam a fazer a suas séries. Porém será muito importante o aquecimento do grupo muscular a ser trabalhado, pois é este aquecimento que irá avisar ao músculo que uma carga mais pesada será utilizada.  Os princípios de treinamento Joe Weider - parte2

Nenhum comentário:

Postar um comentário