segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os princípios de treinamento Joe Weider - parte3

7. TREINAMENTO DIVIDIDO

Passado por aproximadamente um período de três meses de adaptação, fazendo o treino básico por três vezes na semana, o atleta poderá desejar aumentar a intensidade de seus treinamentos. Então, é recomendada a divisão do treino, que será feita em duas partes. A primeira parte será treinar os grupos musculares superiores, realizando um número aproximadamente de 8 exercícios. E na segunda parte que é de grupos musculares inferiores, será realizado de 6 a 8 exercícios. Com isto será possível concentrar maior quantidade de energia para os diferentes grupos musculares, tanto superiores quanto inferiores, por serem trabalhados em diferentes dias. Possibilitando deste modo, um desenvolvimento físico mais completo e harmonioso.

Usada por muitos atletas que passaram pela fase de adaptação, poderão ser realizados treinamentos mais avançados, onde serão divididos em 3 ou 4 partes. Em cada dia treinará de um a dois grupos musculares, contendo um intervalo de 6 a 8 dias para cada um dos grupos musculares treinados com total intensidade.

8. TREINAMENTO POR FLUXO

Neste princípio, para termos excelentes ganhos, será importante haver um fluxo sangüíneo suficiente, em um grupo muscular especifico. Então, treina-se de 3 a 4 exercícios para o mesmo grupo muscular em seqüência, sem realizar mais nenhum outro exercício para um outro grupo muscular. Com isso, todo o fluxo sangüíneo será direcionado para o grupo muscular que está sendo treinado. Usando este método você manterá o fluxo de sangue por mais tempo, proporcionando aquela sensação de inchaço no músculo. E com certeza a sensação de ter o músculo mais irrigado é fator psicológico motivador. Com isso a atleta sabe que realizou um bom treino.

Acho este método interessante. Porém, deve haver cuidado para não realizar exercícios em demasia, pois ao invés de fazê-lo crescer, acabará por catabolizar e com isso irá diminuir o grupo muscular.
Porém se não atingir o “inchaço muscular” não irá significar que não houve estimulo necessário para, a hipertrofia do músculo.

9. SUPER SÉRIE

São dois exercícios realizados sem intervalos, para grupos musculares opostos. Exemplo: Supino reto para o peitoral, seguido de uma remada curvada para costas. Ou rosca direta para bíceps, e em seguida rosca testa para tríceps. Desta maneira possibilita que um grupo muscular descanse, enquanto você trabalha o outro. Alguns estudos afirmam que esta técnica tem como um de seus benefícios, acelerar o processo de recuperação dos grupos musculares envolvidos, quando comparado com a realização dos mesmos exercícios separadamente. Esta é uma ótima técnica para aumentar a intensidade do treino, pois o atleta consegue realizar dois exercícios no intervalo de tempo em que faria apenas um.

Este método parece ser excelente, porque permite que você trabalhe os grupos musculares ininterruptamente, e também do ponto de vista cardiovascular parece ser muito bom.
Sem dúvida, está na lista dos meus favoritos! Especialmente quando se treina bíceps e tríceps.                      Os princípios de treinamento Joe Weider - parte3

Nenhum comentário:

Postar um comentário