segunda-feira, 23 de abril de 2012

Meeting Probiótica internacional de treinamento e nutrição esportiva 4ª parte

Mas continuando sobre o atleta Mr. Dennis James, comentou um pouco sobre os suplementos e ainda citou “com todos os suplementos que temos hoje muitas pessoas acabam ficando confusas” e complementou falando “vou falar a verdade para vocês, tem pessoas que me perguntam o que você acha sobre este suplemento? Minha resposta é: têm muitos que eu mesmo nem conheço”.

Após isso, o atleta abriu para a sessão de perguntas para o publico. Então, perguntaram para Dennis qual o que ele recomenda para os iniciantes? E ele respondeu “você precisa acreditar em você mesmo e se familiarizar com este esporte e realmente perceber se é isso que você deseja, e quando você quer fazer alguma coisa concentre nela, e não em duas ou três coisas ao mesmo tempo porque não da para fazer isso e se você quer ser um bodybuilder, 
concentre nisso e siga um passo de cada vez”.

Umas das pessoas, perguntou para Dennis, o que havia mudado em sua vida com as competições de bodybuilding. Ele respondeu “a minha vida mudou dramaticamente porque basicamente você se concentra na sua dieta, no seu treinamento, no seu descanso e de modo que muitas coisas mudaram. Eu diria o seguinte, um bodybuilder umas das únicas coisas que você faz é se preparar para as competições e é difícil ter uma namorada ou esposa quando se está 100% dedicado ao bodybuilding, muitas coisas você não pode fazer como: sair pra comer, caso isso ocorra, você tem que pedir comida especial, não pode tirar umas férias, você tem que preparar a sua própria comida e essas coisas são difíceis”.

Também perguntaram a ele quanto tempo treinou antes conseguir ter um patrocínio e se trabalhou em academia até conseguir se dedicar só para o bodybuilding? Dennis respondeu, “para eu ter o meu primeiro patrocinador demorou 7 anos, então os primeiros 7 anos eu mesmo me patrocinei, e a diferença é que eu morava na Tailândia, e lá as coisas são muito baratas e deste modo pude manter a minha alimentação e fazer o que eu queria fazer gastando muito pouco dinheiro. E quando eu comecei as competições pela (NABBA) eu era um dançarino de breakdance e eu fiz muitas aparições como amador esta foi uma outra forma de patrocinar a mim mesmo, depois quando nós abrimos a Universe Gym, também acabou sendo uma outra maneira, e não era uma renda muito grande, mas foi o suficiente para me manter, mas quando assinei o contrato com (Weider) e comecei a competir como profissional e como um profissional o você tem status diferente e se prepara para os seminários e aparições publicas, mas posso dizer que desde 1999 eu estou vivendo estritamente do bodybuilding, eu tive sorte por morar na Tailândia até 1994, e todo o dinheiro que eu ganhei coloquei em um banco, por isso hoje eu posso falar que eu fiz o meu dinheiro através do bodybuilding, viajando pelo mundo, vendendo mercadorias como camisetas fotos coisas desse tipo”.

Uma das pessoas da platéia questionou Dennis James sobre o que ele achava dos anabólicos e anabólicos que são de uso veterinário? E a resposta de Dennis foi “eu vou falar sobre a minha própria experiência, quando eu fui para o Mr. Universo eu não sabia o que eram os esteróides, então quando alguém falar para você que precisa usar esteróides, você deve sair fora imediatamente porque muitos atletas utilizam as drogas, e eu, falo não! E existem várias maneiras de utilizar essas drogas, mas você não precisa disso, e atualmente tem muitos produtos, suplementos disponíveis que são necessários e muitos outros não são, portanto se o seu sonho é ser um Mr. Olympia, eu não perderia o meu tempo gastando o meu dinheiro em coisas que não vão te ajudar a longo prazo”.

Aproveitando esta questão eu penso, será que ele realmente não sabia o que eram os esteróides quando foi para o Mr. Universo? Ainda sobre isso, Dennis mencionou que “existe o uso e o abuso e caso a pessoa decida ir por este caminho deve procurar um médico, buscar mais informações porque alguma coisa pode sair errado, então a pessoa deve pensar bem antes de tomar esta atitude, caso contrário eu diria para a pessoa não usar”.

Aliás, esse tema foi bastante questionado pela platéia, então uma das pessoas falou “olha pra você, você é grande e ainda completou perguntando para Dennis como você chegou nesse tamanho”? Antes da resposta de Mr. Dennis, devo dizer que este momento da palestra foi uma verdadeira saia justa para o atleta em questão, porém ele respondeu da seguinte forma, “eu posso garantir pra você, aqui neste auditório tem por volta de 1000 pessoas e dessas 1000, se você der os esteróides para as 900 pessoas, garanto que não vai ter mais do que 5 pessoas que irão atingir o meu tamanho, então não pense que meu tamanho vem de esteróides e você pode tomar todos os esteróides do mundo que não terá resultado” e além disso, complementou “ eu tenho até arrepio de falar sobre isso, porque é o que estou tentando falar para vocês, não a questão do esteróide, afinal se todo mundo tomasse esteróides todos teriam a mesma aparência e poderiam ser Mr. Olympia e cada indivíduo é diferente, e não se trata apenas de fazer uso de esteróides, tem também o treinamento, dieta, de modo que caso você queira chegar no meu tamanho, coma”.

    
Outro tema abordado foi qual rotina de treino Dennis utiliza. E segundo ele “nos 19 anos que treinei, usei todos os princípios de treino, e atualmente só estou treinando para manter o meu físico, mas uma pessoa não pode treinar da mesma forma que a outra, porque cada um responde diferente, porém você deve encontrar qual sistema de treino funciona melhor para você, eu geralmente mudo a minha rotina a cada duas semanas ou dependendo dois meses, mas estou sempre mudando, então eu não quero que os meus músculos se acostumem, por isso é importante sempre mudar”. Concordo com o Mr. Dennis, inclusive já até abordei esse tema em outros dos meus artigos.

Sobre a preparação a um campeonato na ultima semana em relação ao sódio, Dennis falou, “se você cortar o sódio muito cedo, o corpo pode entrar em um estado de emergência e com isso irá reter água, que por sua vez acaba por prejudicar a separação dos músculos, eu acredito que se a sua preparação vai bem, não é necessário cortar o sódio, contudo, se ocorre à necessidade de tirar, tire apenas dois dias antes da competição”. E disse também “sobre o treino de perna para ter uma boa separação neste grupo muscular, eu recomendo que pare de treinar as pernas de uma a duas semanas antes do show, pelo fato de ser um grupo muscular muito grande leva muito tempo para se recuperar totalmente de um treino”. 

Posteriormente, uma moça da audiência disse se não seria interessante que os bodybuilder praticassem o balé, neste momento todos deram risadas. Eu me lembro como se fosse ontem quando vi pela primeira vez o filme (PUMP IRON) com o grande Arnold Schwarzenegger, onde ele e seu parceiro de treino na época Franco Columbo praticavam balé com o objetivo de aprimorar suas poses dando mais graça e leveza aos movimentos. Muito diferente do que acontecem nos dias de hoje, onde os atletas não se preocupam com suas poses e tão pouco com a música a ser utilizada, talvez eu aborde esse tema futuramente em algum outro artigo.

Confesso que Dennis James, não está na minha lista de bodybuilders favoritos, porém ele mostrou simpatia com todos que foram lá para vê-lo e a cada pergunta que lhe era dirigida, ele saia do palco e se encaminhava para a pessoa, a fim de responder. Tudo isso foi feito de maneira bem descontraída, próximo ao final de sua palestra atendendo a pedidos da audiência, quando retornou ao palco e realizou alguns passos de breakdance, imagino que ele deve ter relembrado os bons tempos nesta hora.
(brevemente 5º parte)

3 comentários:

  1. Amigo Tony Mass Muscle,

    Tive a oportunidade de ver e até tirar foto com este atleta no stand da marca Probiótica semana passada na Expo Nutrition, por sinal ele realmente é muito simpático, ganhei um poster autografado por ele, bem bacana que guardarei com muito carinho,afinal foi meu primeiro poster de um atleta que já esteve na disputa do Mr.Olympia e ele realmente é enorme, gigante, só suplemento e dieta fica díficil acreditar que são responsáveis por aquele shape que possui...hehehehehe. Será que eles não assumem o uso dos anabólicos com medo de retaliações ou como servir de pedestal para futuros jovens também querer este caminho para ficar forte ?

    Interessante artigo este, gostei.

    Abçs !

    Marcelo Mendes / Curitiba - PR

    ResponderExcluir
  2. E ai amigo Marcelo Mendes/ Curitiba-PR

    Estou curioso em saber a qual atleta se refere. Será o Enorme e simpático Dennis James? Lendo seu comentário, me recordo de quando tive a oportunidade de ver aqui no Brasil em épocas diferentes o 6x Mr. Olympia Dorian Yates, e também o simpático Nasser El Sombaty, O alemão Günter Schlierkamp, Ronnie Coleman por 2x. E o inesquecível Shawn Ray! Esse tem um carisma como poucos que vi, entre outros vários atletas.

    Agora quanto ao que eles tomam, olha, vou revelar a para ti e que ninguém nos ouça, dietas, suplementos, nada disso. Mas o segredo é: (pão com ioio crem, taffman-e, dánoninho, e mais Quatro colheres de sopa do bom e velho biotônico Fontoura) Te garanto que isso.

    Forte abraço e inté.

    Dário Rubens Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Tony Mass Muscle,

    DENNIS SIMPÁTICO JAMES, me surpreendi ao tirar uma foto com ele, gente boa viu e grandeeeeeeeeeeeeeeeeee...kkkk
    Opaaa, acho que você errou ao citar o que eles comem viu, pois desde criança mamãe já dava ioio cream, danoninho e taff man com caracu na adolescência...kkk E não fiquei grande viu, meu avô nasceu junto com o biotônico fontoura e ficou forte de cortar lenha na Holanda....kkkk

    Abçs e até a próxima !!


    Marcelo Mendes / Curitiba - PR

    ResponderExcluir