quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Os princípios de treinamento Joe Weider - parte1


Olá pessoal. Antes de mais nada agradeço a participação ativa dos meus leitores e seguidores através de comentários e e-mails. E trago a vocês, depois de longo tempo em pesquisa, os famosos Princípios Weider, o pai de todos os princípios.

Os princípios de treinamento Weider, já existem por aproximadamente 50 anos. No passado e até os dias de hoje nas academias de musculação, as técnicas utilizadas, se originam deste sistema de treinamento.

Muitas pessoas e atletas fisiculturistas acabam por se beneficiar destes métodos quando os adicionam à sua rotina de treino. Eu sempre utilizei e continuo a usar, e com eles obtive bons resultados até hoje.

Entretanto, para que todos saibam, e para a surpresa de muitos acredito eu, Joe Weider não inventou esses princípios. Ele organizou, catalogou e registrou tudo em seu nome. Esperto ele não?

Contudo Mr. Joe Weider merece todo o mérito. Se não fosse por ele, o fisiculturismo não seria o que é hoje.

Espero que este artigo acrescente boas informações a todos vocês. Consulte-o sempre que precisarem. No total são 32 os princípios Weider e por ser um artigo extenso, vou dividi-los em várias partes, para torná-lo mais objetivo. Fiquem ligados e não percam a sua seqüência.

1. TREINAMENTO PROGRESSIVO

Para que o grupo muscular fique cada vez maior e mais forte, será importante o aumento de cargas periodicamente. Contudo isto não significa que você terá que usar pesos extremamente pesados, e aventurar-se a movê-los, pois desta forma, tudo o que você irá conseguir, será uma lesão grave! Este aumento deve ser gradual e regular, e assim como o número de séries e de sessões de treino, e também deverá diminuir o tempo de descanso entre as séries.

Este método é bastante usado pelos principiantes no fisiculturismo, pois eles irão experimentar um rápido aumento de força.

2. TREINAMENTO EM SÉRIE

Este princípio determina-se que seja feito de 3 a 4 séries para cada exercício. O objetivo deste método é de causar um estimulo maior de hipertrofia, e alcançar o esgotamento total de cada grupo muscular, e desta forma obter a hipertrofia máxima.

Talvez seja uma forma mais cômoda para os iniciantes, se observarmos o seu treinamento de uma forma geral. Contudo, eu gosto de fazer apenas uma série de um exercício específico, e 4 séries ou mais de outros exercícios.

3. TREINAMENTO ISOLADO

Este método consiste em concentrar seu esforço em um grupo muscular especifico, ou parte de um músculo isoladamente de outros músculos. Cada músculo auxilia de alguma maneira o músculo principal como estabilizador, agonista, antagonista e sinergista. No entanto existem certos tipos de aparelhos que permitem focar ainda mais o esforço em um grupo muscular determinado. Entretanto para se desenvolver um grupo muscular ao máximo, será necessário isolá-lo. E para conseguir isto deverá haver mudanças de ângulos e posições.

Mas de certa forma, nem todo treinamento irá obedecer este método. Pois de maneira inevitável, certos exercícios acabam por envolver mais de uma articulação. Exemplo: o caso do supino reto para peitorais, que por sua vez envolve também os ombros, e os tríceps, como auxilio no trabalho dos, peitorais.        
Joe Weider    Os princípios de treinamento Joe Weider

Um comentário:

  1. " Depois de muito tempo acompanhando e lendo este blog quietinho em meu quarto,no sossego total e paz, hj meu deu tamanha vontade de se manisfestar postando este meu comentário para um dos meus grandes amigos,irmão quer dizer pelo tamanho da admiração e carinho que tenho por este ótimo profissional Dário Rubens, mas conhecido como Tony. Conheci ele na loja de suplementos aonde era vendedor e de lá pra cá, são anos e anos de amizade,treinos e parceirismo. Posso dizer que em meus quase 12 anos de treino,aprendi e muito à partir do momento que conheci e fiz algumas temporadas de treino com o Tony, foram várias e notáveis mudanças em meu físico, transformações que nunca consegui obter pelos professores BI-SÉRIES aos montes nas academias brasileiras aonde já treinei. Além das dicas de dieta,suplementação e treinos elaborados pelo Tony , hj posso dizer que estou realizado e feliz com meu físico adquirido ao longo deste tempo. Se quiser alcançar seu resultado, é só começar, nunca é tarde, mas a dedicação vem primeiro lugar, quem sabe lá no futuro alguém faça um blog com os príncípios de Tony Weider ??? Abraços e sucesso meu irmão, parabéns pelos ótimos artigos postados sempre pensando no bem estar das pessoas. Sucesso.

    ResponderExcluir